Antigamente, mais ou menos uns 10 anos, falava-se muito mais em sabonete de enxofre, que era o mais recomendado para peles oleosas e com acne. Com a introdução no mercado de ingredientes como o ácido salicílico, glicólico, lático e hialurônico, o enxofre foi perdendo seu papel de destaque.
Atualmente, ainda podemos encontrar vasta variedade no mercado. Mas será que é bom? Devo usar ou não?
Cara, tudo de depende muito do seu tipo de pele. Por isso, antes de aderir a qualquer cosmético é bom dar uma passadinha no médico. Mas para gente entender um pouco mais sobre o assunto, batemos um papo-papo com a Drª. Mariana Tasca, que vai nos falando prós e contras do produto.
Você quer começar por onde? Pela notícia ruim ou pela boa, sendo que tenha duas é claro.
Comecemos então pela parte boa, ok? Deixa o ruim para o final.
Segundo a dermatologista o sabonete de enxofre é uma ótima opção para limpeza profunda e retirar a oleosidade excessiva. Esse tipo de sabonete possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, além de ser esfoliante, ou seja, ele retira as células mortas, mata bactérias causadores de acne e melhora as erupções decorrentes da acne, como a foliculite.
As suas duas maiores vantagens são: é fácil de encontrar e é barato.
Mas nem tudo são flores, bora para notícia ruim.
Em conversa com a Drª. Mariana elas nos explicou que o sabonete de enxofre tem odor forte e se usado de forma incorreta pode atrapalhar ao invés de ajudar.
Se você o esfregar no rosto, ele pode descamar, irritar e sensibilizar toda a pele. Logo, deve ser aplicado com auxílio massageadores ou esponjas.
Além disso, se você cutucou suas espinhas e elas viraram machucados ou mesmo sua pele está vermelha ou se irrita muito fácil, é melhor evitar. Pois, embora possa ser usado em gestantes e crianças, esse tipo de produto não é indicado para alguns tipos de pele. Ao introduzi-lo na sua rotina diária, vá com calma e faça um teste para não se arrepender.
Alguém aí faz uso desse tipo de sabonete? Comenta aqui. E se você tiver mais dúvidas nos mande que procuraremos de responder.