Impressão nossa ou todo mundo virou maquiador nas redes sociais? Todo mundo seria generalizar demais, mas tem muita gente se metendo a fazer e dar dicas no insta e no TikTok.
Videozinhos bacanas, dicas de produtos e transformações de rosto. Mas nem é disso que estamos falando, mesmo porque isso aí todo mundo já faz e você só é mais um na fila do pão. Se quer se destacar tem que entender que assim como a moda, a maquiagem é uma linguagem, uma arte e uma expressão e reflete o período histórico no qual está inserida.
Nesses últimos tempos não se fala de outra coisa a não ser de corona vírus, pandemia, isolamento, vacina, crise econômica, mudanças climáticas, falta de contato, realidade virtual e aumento do uso de tecnologias.
Isso tudo criou vários sentimentos nas pessoas de fuga da realidade, que são expressados por meio da roupa, da maquiagem, do entretenimento e da experimentação de novas experiências espirituais.
Com isso, surge uma galera mega antenada nas redes sociais com um novo propósito transformador de criação de maquiagens. São novos padrões, bem surreais, extremos, nada usuais e que quebram o padrão homogêneo de beleza.
Ets, demônios e criaturas extremas, maquiagens bizarras cada vez mais sendo adotadas como forma de padrão nas redes sociais. Se você parar para pensar isso nem é de hoje. David Bowie foi um grande representante da sua época, que introduziu maquiagens diferenciadas e até então nunca vistas no seu tempo. Já Lady Gaga e seus little monsters introduzem maquiagens surreais e nunca antes pensadas, estranhas e por vezes repulsivas, mas que está se tornando cada vez mais comum e criando uma legião de adeptos.
Isso tudo é tão verdade que já estão surgindo novos grupos, a partir da identificação da maquiagem. São eles: Anarchic Glamour, Fecal Matter, Dark Wonder e Ethereal Beauty.
Esse espírito de maquiagens estravagantes, exóticas e estranhas não demoraria a chegar às passarelas. Grandes nomes como Gucci e Balenciaga já experimentaram esse tipo de estética.
Isso pode até parecer longe do seu quadrado, mas o seu mundo não é o Mundo e, com certeza, a cada ano que passa esse novo meio de expressão artística só tende a aumentar e ganhar muitos mais adeptos. Por isso é bom dar uma olhadinha para isso.