“Paisley” é uma estampa étnica que foi muito usada na década de 60 e 70 em todo o mundo, principalmente durante o movimento “hippie”.
Sobre sua origem ainda existem algumas dúvidas. Alguns historiadores dizem ter nascido no Iraque e outros no Irã, isso porque existe uma fábrica chamada Termeh, que é uma das mais antigas na produção de tecido com esse tipo de estampa. E existe uma leva de historiadores que afirmam que os criadores foram os Persas, por volta do século III e IV Antes de Cristo.
Pelo menos é o que aparenta alguns artefatos da civilização Persa que foram encontrados com um “design” que relembram bastante com esse padrão:
Mas foi na Índia que essa estampa começou a fazer sucesso, principalmente na região da Caxemira. Foi lá, durante as negociações comerciais, que os ingleses e os escoceses descobriram essa estampa e levaram para a Europa.
Algumas fábricas da Inglaterra e da Escócia começaram a produzir peças com esse tipo de estampa. Mas foi um centro têxtil da Escócia, mais precisamente na cidade de Paisley, que teve destaque mundial na produção do tecido com essa estampa.
É por isso que até hoje esse padrão é conhecido como “Paisley”.
Por ser uma estampa do estilo “floral”, combina muito bem com o nosso estilo brasileiro. O bacana é que dá um toque étnico e criativo para o look.
Na hora de criar o look, o ideal é usar uma peça com a estampa Paisley e as outras peças mais básicas.
Confira algumas peças com essa estampa:
Você usa alguma peça com essa estampa?