A moda tenta, mas não tem jeito. Ela se autointitula livre, sem rótulos, aberta etc. Mas uma regrinha aqui, um ‘dress code’ ali, outra combinação acolá, sempre tem. E quando nos damos conta, estamos engessados e presos a ditames, regras ou rotulações.

Por mais que você queira quebrar padrões, romper barreiras e alterar limites, uma andorinha só não faz verão. É preciso mais! É preciso que um grupo, um núcleo ou um gueto de pessoas modifiquem determinadas regras de condutas.

Dá para fazer uma lista de mercado com regras que a moda, a vida toda, nos deu. E nós, como fieis seguidores, procuramos seguir para não derrapar e tombar no quesito vestimenta.

Uma dessas regras tem sido muito quebrada nos últimos anos. Mas qual seria ela então? O uso de roupa social (terno ou costume) sempre pediu sapato social.

Pois é, de tênis eu pratico exercícios na academia, faço compras, passeio no shopping, dou uma pisada no parque, bato o pé na balada, corro a São Silvestre e muito mais. Só que em algumas ocasiões, o par perdia para os sapatos.

Sabe aquelas vezes que a gente se veste de pinguim, engomadinho ou ocasiões muito sérias e especiais como casamentos, b-days de 15 anos ou formaturas? Então, nessas daí o coitado do tênis estava fora da lista de convidados. E a gente voltava às velhas regras. Roupa social só com sapato social.

Pois não é que parece que o jogo virou? Hoje de tênis se vai a muitos lugares, inclusive com roupas sociais. Revolta! Os caras começaram a quebrar esse tabu de roupa social só com sapato.

Os primeiros meteram um converse para deixar um ar mais ‘cool’ no look. Aos poucos os marmanjos foram pegando gosto e botando outros modelos. Nikes, adidas, New Balance e afins… Até que a moda pegou. E hoje nem fica mais estranho usar tênis com roupa social.

O tênis representa para gente muita coisa. Porém, nunca nos damos conta disso. Vale então dar um refresco na memória para entender o quanto essa nova trend nos faz bem.

É confortável e gostoso de usar (se comparado a qualquer sapato ganha longe no quesito conforto). Estiloso e moderno. Você pode mudar o modelo, o estilo e a peça (ao contrário de sapato que parece tudo igual). Combina com os mais variados estilos (sapato também é coisa de adulto, gente séria e de respeito – nada de ambientes mais descontraídos). Permite a exploração da cartela de cores (porque não se restringe ao preto ou marrom, como a maioria dos sapatos). Opsss, está bom já, senão a coisa vai longe aqui. Enfim, tênis sai na frente e é “tudo di bãooo”.

Então bora aproveitar essa onda e investir em combinações do tipo. Com tênis branco, preto ou colorido. Esportivo ou mais moderno. Tem look de tênis com roupa social que não acaba mais. Quer um look alinhado, refinado e ao mesmo tempo descolado e moderno? Roupa social com sneakers é da pegada cool.

E aí, o que acham dessa  trend? Vocês concordam com tudo que eu disse? Curtem ou não?

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.