men-coffee-style

Sempre recebo emails ou mensagens diretas de leitores me pedindo dicas de como “mudar” ou “ter” mais estilo. Por isso, resolvi trazer as 7 dicas fundamentais que, se forem seguidas à risca, vão fazer qualquer homem ter um visual mais bacana.

Reconheça o seu estilo

jaqueta-couro-

Pode parecer básico mas muitos ainda não sabem definir o próprio estilo. E essa é a primeira pergunta que eu faço quando alguém me pede dicas de moda: “Qual é o seu estilo?” ou “Qual é o estilo que você gostaria de ter?”. Outro ponto que sempre coloco em questão é a importância de ter uma referência de estilo, isso é, alguém que te inspira na moda… A Marci postou sobre isso no blog (clique aqui para ver o post).

Então, pare para pensar um pouquinho e defina o seu estilo. Isso vai facilitar muito a sua vida na hora de montar suas composições e, principalmente, quando for comprar roupas para o seu guarda-roupa.

Invista no básico!

Look Básico

É o que eu sempre digo: “Não quer errar? Invista no básico.”

Eu aconselho a todos homens terem pelo menos uma peça básica de cada item no seu armário. Isso é: calça jeans (azul), calça preta, bermuda jeans, camiseta branca, camiseta preta, camisa branca, etc.

Tendo peças básicas, você pode criar diferentes looks. Usando peças mais ousadas para complementar o look ou somente compondo com o básico mesmo.

É melhor saber usar o básico com estilo do que sair por aí com roupas que não combinam com você.

Não seja um outdoor ambulante!

abercrombie-look

Eu já vi vários rapazes usando essa estampa da marca que eu nem preciso citar o nome. Se você não manja da tradução, eis aqui o significado dessa estampa: “Propriedade da A & Fitch”.

Não sei você, mas eu não gosto de ser propriedade de ninguém, principalmente de uma marca que não paga as minhas contas. Portanto, se você não é um atleta ou pessoa patrocinada por uma marca, evite sair desfilando ela por aí. Ninguém vai te achar melhor do que outra pessoa só porque você pagou R$300 numa camiseta.

Outra loucura é fazer um look que eu poderia chamar de “Total Branded”. Isso é, com estampas em todos os cantos… Acredite, ou não, mas eu já vi um cara usando um combo de Moletom da Aeropostale (com o logo na lateral), camiseta da Nike (com aquele logão na frente), calça da Hollister (com a marca impressa na coxa), boné John John e tênis da adidas.

Esse meme da “Evolução da Camisa Polo” ilustra bastante essa crítica:

evolucao-camisa-polo

Está largo? Mande ajustar!

Olha a diferença que faz um mesmo homem usando um terno desajustado e um ajustado ao seu corpo.

Quem segue essa dica já nota a diferença que existe entre usar uma peça larga e outra ajustada.

E não digo para você usar a peça colada ao seu corpo, você pode até usar se gostar e tiver “em forma” para isso, mas a dica fundamental é se preocupar com os ajustes em si.

A calça, por exemplo, é uma peça que sempre traz um grande problema para muitos caras que vejo pelas ruas. Isso porque muitos devem comprar a calça grande (ou com um corte “das antigas”) e deixam aquela sobra de tecido em cima do tênis.

Isso é horrível! E não importa se você está em forma ou “acima do peso” , a calça ajustada ao corpo (repito, não estou dizendo para usar calça skinny, mas sim ajustada) faz uma grande diferença em um look. Olha a diferença:

calca-skinny

Para o look social faz mais diferença ainda! Além do exemplo do terno que já foi mostrado lá em cima, olha a diferença de uma camisa totalmente larga e uma outra mais ajustada:

camisa-desajustada-ajustada

Acho que ficou claro a importância de se preocupar com os ajustes, certo?

Diga-me com o que andas e te direi quem és!

Thorocraft-Calcado6

O calçado é uma peça fundamental para definir o seu estilo, além de ter o poder de dar criatividade ao look ou destruí-lo completamente.

Um erro que vejo em muitos brasileiros é o costume de usar tênis de corrida no dia a dia. Ou pior, tênis de outras práticas esportivas (montanhismo, trekking, etc.) em looks casuais.

Se você não vai trabalhar e depois vai correndo para participar de uma prova de corrida, evite usar um tênis de corrida no seu look!

Eles foram criados para trazer tecnologias para quem vai correr e não para criar estilo nos pés de quem os usa. E isso também vale para os tênis de práticas esportivas específicas ou outdoor.

Mas se você for muito apaixonado pelo universo esportivo, vale a pena investir nas linhas casuais dessas marcas. Como, por exemplo, o New Balance que combina com looks casuais e até mais formais.

Social com New Balance

Mas também vejo uns caras que já conseguiram fugir dos tênis para práticas esportivas, mas acabaram ficando fechados no universo sapatênis.

Existe mundo além do sapatênis!

Hoje você pode encontrar calçados de diferentes estilos e para todos os climas. Vale a pena dar uma olhada em outros tipos de calçados e adotá-los ao seu estilo.

sapatos masculinos

Esteja atento as novidades!

longline

O MPH tem essa intenção desde que foi criado! Portanto, esteja sempre atento as dicas que nós damos por aqui, assim como as que você encontra em outros blogs e redes sociais voltados para moda masculina.

O mais importante é saber o que combina ou não com o seu estilo.

É possível notar a diferença entre os homens que são antenados no assunto e os que não ligam para isso. Portanto, fique ligado nas novidades e saiba adequar ao seu dia a dia. Lembrando que essas tendências sempre surgem para todos os universos, do casual ao social.

Finalize seu look com acessórios!

acessórios

Por fim, um item que ajuda bastante a criar estilo é o uso de acessórios.

Um look básico, por exemplo, pode se tornar completamente fashion se você souber usar acessórios. Portanto, invista em todos que fizerem o seu estilo e use-os com frequência.

Lembrando que hoje você pode encontrar facilmente pulseiras, colares, relógios, anéis, alargadores, chapéus, óculos de grau, óculos de sol, bonés, bolsas masculinas e muito mais.

Não tem desculpas para não usar!

Acessórios

Espero que tenha gostado das 7 dicas para ter mais estilo.

Até a próxima!






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.