6 tipos de camiseta masculina e como usá-las

tipos-camisetas

A camiseta junto com o jeans forma o par mais democrático da moda. Não precisa ser homem, não precisa ser jovem ou atlético para usá-la. Todo mundo tem ou teve uma camiseta no seu closet. E isso é fato. Ela é democrática demais. Serve para todo mundo. Embora o esqueleto principal seja o mesmo, retangular em forma de T, de onde vem a denominação em inglês, t-shirt, ela ganhou muitas nuances. Cortes, aviamentos, golas diferenciadas e mangas recortadas.

Hoje a camiseta pode ter várias roupagens diferentes e nós mostraremos algumas delas aqui para vocês.

Camiseta tradicional

looks-com-camiseta-preta

Quando falamos em modelo tradicional, logo pensamos naquele modelo que todo mundo tem. Sim, aquela no corte tradicional, retangular e em T. Ela ainda pode ser slim, com uma pegada mais sequinha, comportar muitos tecidos, estampas, ser destroyed, ter lavagens, bolsos etc.

A criatividade pode ir muito longe e ela serve para muitas e muitas ocasiões. Da academia ao cinema. Do casual à alfaiataria. Com calça ou short. A camiseta no modelo tradicional fica bem com quase tudo. E quanto mais básica mais combinações possíveis.

Camiseta longline

longline

Atenção para não confundir esse modelo com o próximo modelo. Longline não é oversized. São duas coisas bem distintas. A long como o próprio nome diz é mais alongada ao passo que a over é inteira maior.

O modelo longline explodiu em meados de 2013/2014. Ela se diferencia do modelo tradicional por ser mais comprida/alongada, sendo que a modelagem permanece intacta, podendo até mesmo ser slim fit na largura.

Os modelos variam muito e você pode encontrar longs discretas e também mais exageradas, chegando a ultrapassar o joelho. Aí vai muito de estilo e gosto.

Esse modelo por ser mais descontraído perde um pouco o caráter democrático da camiseta. Logo, ele permanece em looks casuais e no street style. Ela não fica bem com looks formais como a camiseta tradicional fica.

Camiseta Oversized

camiseta-oversized

A modelagem oversized é ampla em todos os aspectos. Largura, comprimento e manga. Mas oversized não significa relaxo ou comprar numeração maior, pois a costura do ombro mesmo as medidas sendo mais amplas, estará no local exato como se fosse uma camiseta tradicional.

Há outro aspecto que é o fato de muitas vezes nem ser alongada, o over da peça pode ser concentrar apenas na parte horizontal tanto de corpo quanto de mangas.

Lembre-se sempre de comprar o modelo oversized e não se meter a querer usar números maiores, pois a peça foi confeccionada para ter essa modelagem.

Esse tipo de peça também se ajusta mais numa pegada casual, porém, é legal criar um contraste com uma parte inferior mais sequinha (calças e shorts mais ajustados) para não aparentar um ar de relaxo.

Camiseta Henley

henley-inspiracao-moda

A camiseta Henley é uma peça especial porque ela não possui golas, mas possui botões. Ela é também conhecida como camiseta com gola padre ou portuguesa (justamente pela peça não possuir golas). No lugar da gola há um acabamento no próprio tecido da peça.

É o tipo de peça mais formal, que já não combina muito no street style moderno. Não pega bem com uma destroyed ou uma jogger. Ao passo que casa bem com peças de alfaiataria ou um jeans básico.

Camiseta Raglan

camiseta-raglan-estilo

A camisa raglan se diferencia pela manga em corte de trapézio, geralmente com as mangas em cores diferentes do corpo. Corte, costura e modelagem ímpares, essa é a diferença da raglan.

Originária das Universidades americanas. Porém, ela extrapolou o meio esportivo e atingiu o gosto dos caras, ficando excelente para quem curte um look com pegada mais esportivo.
Como já dissemos o que a diferencia são apenas as mangas, logo ela pode ser tradicional, slim, long ou over na modelagem.

Ela só não fica muito bem com alfaiataria, do resto dá para combinar com tudo.

Camiseta Polo

polo-moda-masculina

A modelagem que gera mais controvérsias. Possui botões e uma gola igual a de uma camisa. Se você pensar bem ela é um híbrido, não é nem camisa nem camiseta de gola normal. Tem gola e poucos botões, mas o tecido não é de camisa.

Ela também possui uma pegada mais formal, porém não rola com alfaiataria. Para tirar aquele ar coxinha, evite jeans largo, calça cargo etc. Prefiro jeans básico e em uma modelagem mais slim.

A camiseta polo pode ser sim um item do seu closet e compor um visual da hora, basta saber combiná-la.

E aí? Qual desses modelos de camiseta você usa?

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 517

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos