Você não precisa ter um cabelo “a la Justin Bieber ou Zac Efron”, mesmo que a maioria das capas de revistas e sites estampem cortes assim. O Brasil é um país miscigenado, a mistura é intensa e os cabelos enrolados ainda são a maioria.

Aliás, fiquei assustado quando vi as fotos acima em diferentes sites que se referiam a cortes de cabelo para esta temporada. Quando juntei as duas imagens, por um momento, achei que um deles havia roubado a peruca do outro.

O meu cabelo sempre foi grosso e liso, então eu não tinha ideia de como falar sobre este assunto. Resolvi ir atrás de dicas de cabelereiros para escrever este post, mas quase todos orientavam tratamentos químicos para diminuir o volume ou alisar os fios.

Mas o que eu gostaria era que vocês conseguissem se inspirar em cortes e estilos como estes das fotos abaixo.

Foi aí que decidi conversar com amigos que sentem orgulho dos cabelos cacheados.
O resultado, mais indicações de profissionais e pesquisa em sites especializados está aqui:

Use xampu e condicionador próprios para cabelos crespos ou cacheados. Eles costumam ter ingredientes emolientes e com ação ainda mais hidratante, contribuindo para que os fios não armem ou fiquem com aparência de ressecados.

– Quer ter os cabelos mais compridos? Então você precisa usar cremes leave-in ou reparadores de pontas, aqueles sem a necessidade de enxaguar. Eles ajudam a selar as escamas e definir melhor os cachos.

Usar secador não é só para quem quer deixar os cabelos mais lisos. Se a sua intenção é ter um efeito rebelde, com os fios mais soltos, use um jato forte de ar e cremes “termo-ativados“, que potencializam a ação hidratante com o calor do aparelho.

Cabelos crespos ou cacheados tendem a ser mais secos do que os lisos. Isso acontece porque as escamas dos fios não são tão unidas, dificultando a hidratação uniforme por toda a sua extensão. Por isso, tente fazer hidratações semanais na sua casa mesmo, mas nunca aplique cremes ou máscaras na raiz, senão ela ficará oleosa. Colocar uma sacola plástica na cabeça pode não ser muito glamuroso, mas o resultado vale a pena. Se você tiver disponibilidade, tempo ou dinheiro, faça hidratações em um salão com profissionais.

Cortes de cabelo? Evite os certinhos demais, com os fios num mesmo comprimento. Prefira os desfiados e desestruturados. A verdade? Vá testando diferentes cortes e escolha o que você se sentir mais confortável. Eu sempre digo que a melhor pessoa para decidir o seu corte de cabelo é aquela pessoa que o carrega todo dia na cabeça, ou seja, você.

Eu também bati um papo com o modelo Gleison Paulino e o produtor cultural e Dj Leandro Pardi, que nos contaram como tratam os seus cabelos.

Eu geralmente lavo e passo um reparador de pontas, deixando secar natulmente quando quero que fique mais cacheado. Nunca fiz nenhum tratamento químico, meu cabelo é muito fino e consigo usá-lo de diferentes formas, seja deixando liso com o secador, ou até mais armado, num efeito meio wild” – Gleison.

Eu acordo todo dia igual a Tina Turner, então antes de sair eu sempre lavo os cabelos e depois aplico algum creme leave-in ou anti-frizz. Mas nada que dê muito trabalho não, eu só “afofo” os cabelos com as mãos e deixo secar naturalmente, gosto dele bem cacheado. Hidratação eu faço só quando acho que preciso“. – Leandro.

Se você também tem os cabelos cacheados, ondulados ou armados, compartilhe aqui as suas dicas ou indique este post para amigos que tenham este tipo de cabelo!






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.