Até pouco tempo atrás, os homens não davam tanta importância ao uso de perfumes, talvez pelo custo ou talvez pela falta de conhecimento na hora de escolher. Claro que existe o fato dos desodorantes serem mais acessíveis, por facilmente serem encontrados em supermercados. Mas, felizmente, isto está mudando, há visivelmente um maior interesse dos homens em perfumes, porém, muitas vezes, ainda esbarram em problemas na hora de escolher um, porque, convenhamos entrar numa loja e testar todos é difícil, além do fato de após experimentar três perfumes, o olfato de nenhum ser humano irá diferenciar um do outro (Dica: algumas perfumarias têm um frasco com café torrado, ele “purifica” o olfato).

NOTAS: A maioria das colônias passam por esta progressão:

Saída: normalmente duram poucos minutos e são percebidas imediatamente após a aplicação do perfume, formando a impressão inicial.

Coração: duram em média uma hora e expressam o seu cheiro principal. São menos voláteis, evaporam lentamente e são sentidas assim que o perfume é absorvido pela pele.

Fundo: duram em média mais de uma hora e geralmente não percebidos até pelo menos 30 minutos após a aplicação do perfume. São a base do perfume e sua trazem profundidade e solidez.

CATEGORIAS:

EAU DE TOILETTE (EDT): Suaves, contem cerca de 4 a 8% de essência de perfume e fixam em média 8 horas.

EAU DE COLOGNE (EDC): Contém em média 3% de essência de perfume

EAU DE PARFUM (EDP): Compostas por cerca de 8 a 16% de essência de perfume, com fixação de até 12 horas.

Quanto maior é a concentração de essência, mais marcante e duradouro será o perfume.

FAMÍLIAS OLFATIVAS:

Amadeirados: composta por misturas de madeiras que resultam em aromas secos e menos adocicada. É possível encontrar neles toques de canela, terra ou tabaco, além de notas naturais mais picantes. Neste grupo são comuns notas de: sândalo, pinho, musgo de carvalho, âmbar, madeira de agar, vidoeiro, zimbro, couro e tabaco.

Aromáticos: misturam aromas cítricos, como flores brancas e tangerinas, lavandas e especiarias orientais. Neste grupo são comuns notas de: lavanda.

Cítricos: possuem fragrâncias leves e marcantes, perfeitas para o dia a dia de quem vive em lugares quentes. Neste grupo são comuns notas de: de laranja, limão e algumas de madeira além de bergamota, limão, laranja e mandarina.

Florais: mistura ramos de jasmin, rosas, gardênias e outras flores. Pode ser encontrada em sua forma pura ou com toques orientais. A matéria prima para seus produtos é extraída das plantas ou desenvolvida sinteticamente. Suas notas são marcantes e fazem parte do corpo do perfume. Neste grupo são comuns notas de: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.

Frescos: possuem notas marinhas. É uma junção das notas cítricas com as naturais, como relvas e folhas verdes. Neste grupo são comuns notas de: flor de laranjeira, bergamota, limão, lima, grapefruit, hortelã, manjericão e erva-cidreira.

Frutais: mistura notas de pêssegos, morangos e notas cítricas. Nela predominam os toques mais doces, que dão leveza e frescor.  Neste grupo são comuns notas de: rosas, jasmim, gardênia, ameixa, maçã, pêra.

Orientais: eles são formados por notas quentes e picantes, como baunilha, canela e orquídeas. Neste grupo são comuns notas de: âmbar, baunilha, canela, cravo, anis, gengibre e noz-moscada.

DICAS:

Experimentar: para evitar erros nas compras, sempre aguarde um tempo a mais na loja para deixar que as notas de saída evaporem dando lugar ao aroma definitivo. Assim, você terá certeza que aquele produto é, realmente, o seu escolhido.

Onde aplicar: o lugar ideal para aplicar colônia é onde o corpo produz a maioria de calor , geralmente onde as glândulas sudoríparas estão localizadas. As áreas comuns: pulsos, axilas, peito, pescoço, coxas, costas de joelhos, cotovelos internos, virilha. Isto não significa pulverizar cada um destes lugares! Eu sugiro sempre nos pulsos e no pescoço.

Escolha: Não compre uma fragrância porque seu amigo usa, fragrâncias fixam de maneira  completamente diferente em pessoas diferentes. Nunca baseie sua escolha somente como ele como cheira em um cartão de fragrância, perfumes liberaram notas quando esquentam na pele e você precisa cheirá-los em sua pele, para de apreciá-lo por completo.

Armazenamento: Sempre mantenha seus perfumes longe da luz solar e evitar submetê-los a temperaturas extremas. O ideal é guardá-los em suas caixas em um local que não receba luz direta. Cada fragrância dura, em média, três anos, você saberá a hora de descartá-la quando a cor se alterar para caramelo e o aroma se transformar.

Tenho certeza que não passará despercebido.






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.