Categorias: dicaesportetênis

Vai correr? Saiba qual é o seu tipo de pisada e escolha o tênis certo!

Muitos homens começam a se interessar pelo universo da corrida, tanto inserindo a prática no seu dia a dia quanto participando de provas do ramo (que são muito divertidas por sinal).

No entanto, muitos começam a treinar corrida sem ter noção do seu tipo de “pisada”. E isso é de extrema importância, principalmente para evitar lesões nas articulações.

São três tipos básicos de pisadas, confira:

PRONADA

Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais interno e se contorciona para dentro, usando o dedão para ganhar impulso. A variante dessa pisada é a “levemente pronada”, onde o pé faz esse movimento de forma menos intensa.

NEUTRA

O pé toca o chão apoiando o lado externo do calcanhar e se move levemente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do dedão. Essa é considerada a pisada “normal” (sem nenhuma variante).

SUPINADA

O pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o seu lado mais externo, ganhando impulso no dedinho. A variante dessa pisada é a “levemente supinada”, onde o pé faz esse movimento de forma menos intensa.

Confirmando o seu tipo de pisada

Para descobrir o seu tipo de pisada o ideal é fazer um teste de “Baropodometria”, que, utilizando os aparelhos especializados, dirá precisamente qual o seu tipo de pisada. Algumas lojas de esportes de grandes capitais oferecem esse teste gratuitamente.

Mas como esses testes gratuitos são bem difíceis de acontecer e o exame é bem caro, uma dica básica para descobrir o seu tipo de pisada é reparar no resultado que estará marcado no solado de um tênis que você usa frequentemente. Você notará um desgaste maior do lado que você tende a pisar e fazer o movimento conforme o tipo de pisada que falamos anteriormente, ou se não houver é porquê você tem a pisada normal.

Por fim, sabendo o seu tipo de pisada é só ir até uma loja de calçados ou especializada em materiais esportivos e procurar um tênis ideal para você!

Importante

É importante escolher bem o tênis que você irá usar! Tente esquecer o senso estético – pois, honestamente, os tênis de corridas tendem a ser bem estranhos e geralmente com poucas opções de cores. E não queira economizar… Os tênis com absorção de impacto e com as tecnologias corretas para cada tipo de pisada sempre serão mais caros! Do contrário você poderá lesionar o seu joelho ou um tendão e isso pode ser mais caro que um par de tênis.

Guilherme Cury

34 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Olá!
    Quanto a pisada eu acredito na naturalidade do corpo, salvo casos no qual essa naturalidade possa causar um dano maior. Digo isso pq eu possuo uma pisada muito supinada e sempre utilizo tênis para pisada neutra. A própria neutralidade do solado contribui para o 'acerto' no momento da pisada. Eu não entendo o que seria um tênis para pisada supinada, ele corrigiria o meu pé ou jogaria a pisada para supinada?! Já usei um modelo de pisada supinada e o resultado foi constantes dores no músculo da panturrilha. Atualmente executo corridas de 5k, 10k e utilizo tenis para pisada neutra e nada de ruim ocorre ao meu organismo. A única coisa que ocorre é o solado do tênis desgastar mais na parte supinada do calçado.

Posts recentes

18 looks para usar no fim de semana

Está precisando de inspiração para os looks do fim de semana? Seja para ir para…

% dias atrás

Clean Beauty: Uma reflexão sobre a ‘beleza limpa’

No início da década de 90 começa a surgir nos EUA um novo conceito que…

% dias atrás

Como parecer mais alto usando truques visuais

Muitos homens têm dúvidas no momento de se vestir, isso é fato. Mas e se…

% dias atrás

As diferentes formas de usar um macacão (jardineira)

O macacão (ou jardineira) vem dando as caras há alguns anos, mas neste ano provou…

% dias atrás

Como escolher o seu relógio

Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador... Mas o celular não…

% dias atrás

Balenciaga lança bolsa que parece um saco de lixo e custa mais de R$9 mil!

A grife que consegue agradar muitos, mas também criar peças extremamente polêmicas, ataca novamente! A…

% dias atrás