Trocou seus produtos para pele e teve espinhas? Saiba o motivo disso!

Essa é uma dúvida que muita gente tem… Poxa, troquei meu produto para a pele e tive espinha. Fodeu. Passei com a mão suja? O produto é ruim? Jogo fora porque não serve para a minha pele? O que está havendo comigo?

Calma minha gente. A Drª. Mariana Tasca mais uma vez vai nos salvar aqui, explicando que pode ser adaptação da pele ao novo produto ou pode ser uma reação. Perceba que são duas situações distintas: uma de adaptação chamada pelos dermatologistas de purging e outra de reação ao produto chamada por eles de breakout.

Vamos explicar isso melhor, ok? Segundo a Drª. Mariana, purging significa expurgo (limpeza e retirada de impurezas) que acontece justamente pelo uso desse novo produto na pele.

O purging acontece principalmente se você começa a passar produtos que contenham ácido na fórmula porque os ácidos aceleram a regeneração celular, jogando fora tudo o que não for bom para sua pele e botando as impurezas da derme para a superfície, o que resulta em acne. Completa a dermato que esse processo de adaptação é natural, mas que pode durar até 3 meses.

O purging basicamente é só uma etapa que está deixando a pele mais saudável. E como amenizá-lo? A médica recomenda inserir o novo produto aos poucos, alternadamente (dia sim e dia não), para que a pele se acostume com a renovação celular sem sofrer tanto com os efeitos.

Já o breakout é a reação da pele ao uso dos novos produtos, que é causada principalmente, pelo bloqueio dos poros. No breakout você usa sabonetes, cremes, filtros solares ou maquiagem e não limpa a pele corretamente, ou seja, ficam restos de produtos obstruindo os poros e enquanto eles estiverem lá aquilo continua irritando a sua pele e causando acne.

No caso do breakout é necessário consultar um dermatologista e verificar se realmente é isso que está acontecendo, pois somente ele poderá indicar o produto ideal para sua pele e evitar que o problema persista. E, por favor, vamos retirar os excessos de produto do rosto, limpando-o corretamente.

Os dois são reações do organismo que não possuem correlação. A única coisa em comum é a complicação da acne. No purging as espinhas surgem nos lugares onde elas apareciam normalmente. Já no breakout as espinhas surgem em novos lugares e costumam ser grandes e císticas.

O ideal mesmo é sempre ir ao dermatologista antes de inserir qualquer produto para a pele novo no seu skincare ou ir ao dermatologista uma vez ao ano, para que ele te indique os melhores produtos para você.

Mas, lembre-se que você não precisa parar de usar ou jogar fora o produto novo, só tem que entender qual a causa da origem dessa acne e isso só com a ajuda de um especialista.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

CBD: Cosméticos à base de Cannabis são a nova tendência do mercado

Produtos à base de Cannabis já são uma realidade em todo o mundo e estão…

% dias atrás

Cortes de cabelo que devem ser evitados no mundo corporativo

Quando você está em uma reunião de negócios ou vai participar de uma entrevista ou…

% dias atrás

Valentino lança hoodie para incentivar a vacinação

O diretor criativo da casa italiana Valentino, Pierpaolo Piccioli, usou suas redes sociais para ressaltar…

% dias atrás

Celebridades não estão tomando banho todos os dias… Será que é uma boa?

Para, para, para... Para, para tudo...  Apaga a luz, apaga tudo... Com a recente afirmação…

% dias atrás

Fortnite & Balenciaga: Personagens do game usarão roupas da grife

Moda e Games estão sempre caminhando juntos. Tanto é que vários jogos conseguiram criar uniformes/looks…

% dias atrás

Como lavar roupas pretas e evitar o desbotamento

Todos conhecemos as vantagens de roupas pretas (ou de cor escura). Cores escuras nos fazem…

% dias atrás