Saruel: Tudo sobre a calça e sua história

Sabe aquela calça que você viu e jurava que era feminina? Com o cavalo ou gancho baixo, que muitos dizem de aparência estranha, meio árabe, meio indiana, ela é chamada de calça Sarouel.

Saroual loubia (Sarouel ou saroual) – de origem do armário dos homens mzabi,  grupo étnico Bérbere, os mzabi moravam em oásis no norte do Saara, na Algéria, desde o século 9, eram muçulmanos ultra-rígidos: as mulheres viviam cobertas e jamais deixavam o oásis.

No século 19 a Algéria foi ocupada pelos franceses e a região dos mzabi só voltou a pertencer aos país africano em 1962, e Pierre Leroux (1797 – 1871), filósofo, economista, socialista e fundador de jornais e enciclopédias registrou em 1839, a palavra sérouâl = pantalon bouffant en Afrique du Nort na Encyclopédie Nouvelle.

Os Mzabi passaram para os franceses e como bons ditadores da moda, espalharam pelo mundo o vocabulário

(para quem não sabe, YSL [Yves Saint Laurent] nasceu na Algéria, em 1936, e três décadas depois as mulheres já estavam enlouquecidas por um saharienne).

Sarouel, Saroual virou sinônimo de qualquer pantalon bouffant.

E com a moda reforçada o sarouel/saroual virou febre pelo Brasil por causa de novelas indianas e filmes sobre o país [Quem quer ser um miliónario e Caminhos das Índias são grandes influentes], muitos Homens fora do circuito “Fashion” arriscaram e colocaram um sarouel/saroual em seu guarda-roupa.

Com isso as marcas populares, aos poucos possam adicionar em suas coleções modelos diversificados de calças, bermudas e shorts Sarouels/Sarouals.

Fui na busca de algumas lojas que vendem o sarouel/saroaul, mas como os modelos, tecidos e formatos são variados, vou colocar os mais usuais e os originais com algumas dicas de marcas.

Por experiência própria, eu tenho uma calça saruel da marca Kosmik, de tecido meio visco-lycra meio algodão, super confortável e leve.

Indico modelos mais sóbrios como esse de malha,

Mais leve e sequinho no corpo:

Ou esse estampado mais claro

Esses três modelos são um pouco mais abusados,

cavados no cavalo, e bem modernos

Tem esse xadrez

Alguns shorts como o da Reserva

Tem modelo para crianças

Modelos Estampados

E esse desejo de consumo da Osklen – com caimento impecável

As saruels/sarouels/sarouals se diferenciam no cavalo ou gancho que pode ser mais alto ou baixo, nos tecidos diversificados e coloridos, e no caimento que deve ser analisado na hora da compra. Algumas marcas como a Cavalera, Osklen, V-rom, Reserva tem peças variadas nas suas coleções.

E já vi na Zara para comprar no sale, mas pode se procurar na Renner, C&A, Riachuelo que provalvemente achará um modelo ao seu gosto.

Fabio Allves

Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Reflexo Alinhado: O Que é e Como Fazer

Cabelo reflexo ou cabelo reflexo alinhado é uma forma de coloração do cabelo masculino que…

% dias atrás

10 peças que te deixam mais sexy

Existem roupas que conseguem dar um UP no seu visual, te deixando ainda mais sexy.…

% dias atrás

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás