Poncho Para Homens

Poncho é uma vestimenta tradicional da América do Sul que consiste, basicamente, em uma grande peça de tecido com uma abertura no centro, para ser passada pela cabeça e apoiada nos ombros.

O objetivo do poncho é proteger o corpo do frio e do vento, usando a peça sobre a roupa usual.

No sul do país é muito usado por homens e mulheres, assim como na América Andina, onde o tecido geralmente é feito de lã de lhama, alpaca ou vicunha.

Hoje o poncho pode ser encontrado em diferentes tecidos, estampas e modelagens.

É uma peça que, além de ser extremamente útil nos dias frios e com muito vento, também serve como um ornamento de estilo, dando um toque de criatividade para o look.

Se inspire em alguns looks masculinos usando poncho:

Até o Drake já aprovou a peça:

Você já usou?

Guilherme Cury

34 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Eu só usei quando criança. No interior do RS, nós íamos de poncho para a escola no outono, inverno e começo da primavera., até porque estudei apenas em escola pública, e as escolas não tinham na época (e poucas têm ainda hj) aquecimento. Se ficava o dia inteiro com o pala.

    Na adolescência eu parei de usar. Eram os anos 80 e na época um jovem de pala e bombacha era coisa "de grosso" ou "xucro" (gente do interior ou "da colônia" - referência às cidades de colonização italiana e alemã do RS). E ninguém queria parecer "grosso".

    No fim dos anos 80, o regionalismo gaúcho voltou à moda e muitos jovens entraram de cabeça na tradição, usando roupas típicas novamente. Hj, o movimento tradicionalista é muito forte no RS e muitos jovens, inclusive e principalmente, do meio urbano, fazem questão de usar indumentária gaúcha. Mas nunca fui de andar pilchado (vestido com a roupa típica gaúcha)

    Uma curiosidade: No próximo mês, comemoramos a Revolução Farroupilha (procure na wikipédia...) e muitos funcionários de repartições públicas municipais, estaduais e federais, incluindo bancos, além de pessoas que trabalham no comércio "se pilcham" (usam roupas tradicionais). E é comum, mesmo às portas da primavera que tenhamos muitos dias gelados, então algumas pessoas, principalmente homens, usam ponchos e palas.. Como as mulheres usam vestidos de prenda, que são enooooooooormes e são feitos para serem vistos (e são pesados, com uso de muitas anáguas, etc), mesmo estando frio, elas preferem um casaco comum e curto para usar sobre o vestido.

    Em cidades da região da Campanha, Fronteira-Oeste, Missões e Campos de Cima da Serra, de fortíssima cultura gaúcha, os homens, principalmente aqueles que têm atividades braçais (Peões, agricultores, etc), além de pessoas que trabalham ao ar livre (guardas e vigilantes) usam direto o poncho em boa parte do ano.

    Houve uma época em que a Polícia Militar do RS tinha entre as peças de roupa de seu uniforme oficial um poncho de cor verde-oliva/cinza. Depois, lembro de ver apenas eventualmente alguns PMs da Polícia Montada do RS usando poncho. O costureiro Rui Spohr foi o estilista oficial da Brigada Militar gaúcha durante um tempo.

    Hj, os políciais usam no inverno um sobretudo cinza de lã, ajustado ao corpo (é muito bonito e presumo que deva ser bem quente). Mas, nas regiões mais frias do RS, talvez os PMs ainda usem o poncho do uniforme (sinceramente, não sei).. Mas é roupa muito usada aqui no RS nos meses de frio. Vc tb verá muitos homens usando palas e ponchos nas cidades da Serra Catarinense, que fazem divisa com o RS, como Urupema, São Joaquim e Lages (Lages, aliás, foi fundada por gaúchos)

  • Estou tendo dificuldades de encontrar sites que vendam a peça em preço populares, a moda me parece algo elitista.

Posts recentes

Inspiração: Usando Relógio Com Pulseiras

As pulseiras invadiram a moda masculina e já está presente como acessório de estilo nos…

% dias atrás

Como usar touca masculina em dias frios

Está bem frio, né! Também pudera, pois estamos no inverno. Já era de se esperar.…

% dias atrás

5 Perfumes Para Quem é Iniciante

Nem todos são acostumados a ter coleções de perfumes. Ainda mais com o dólar alto…

% dias atrás

São Paulo Fashion Week Nº53 (Festival SPFW + IN-PACTOS 2022)

Entre os dias 31 de maio a 4 de junho acontecerá mais uma edição do…

% dias atrás

Nostalgia: 20 peças que eram febre nas décadas de 80 e 90

Você, assim como eu, nasceu entre 80 e 90? Então você vai sentir uma grande…

% dias atrás

Como introduzir cores no seu visual

Gente, preto é tudo. E para mim só tem um defeito: esquentar mais que as…

% dias atrás