Os Principais Tecidos de Camiseta

Tá aí um assunto que é muito interessante, mas que pouca gente dá importância. O tecido que compõe a sua camiseta. No ato da compra olhamos para tudo, menos para o tecido.

A estampa, a cor, a modelagem e a estrutura chamam mais atenção aos nossos olhos, afinal muitas vezes só com o simples olhar não conseguimos identificar o tipo de tecido.

A gente tem que pegar, sentir e muitas vezes nem assim vai saber que tecido é. Nesse caso, uma olhadinha na etiqueta cai bem. E sabe porque o tecido é importante? Porque ele pode mudar seu bem-estar dentro de determinada ocasião.

Vejam bem, se você estiver em um lugar muito quente, um tecido que transpira mais é melhor. Se vai fazer uma atividade física, um tecido dry fit seria o mais recomendado e assim vai.

Camiseta é tudo igual, mas o tecido muda muito.

Camiseta de algodão.

O algodão é um tecido natural. E, por isso, ele permite a transpiração do corpo, permitindo essa troca de calor com o ambiente e não esquenta tanto. Outra vantagem dele é que ele forma peças que ficam mais estruturadas no corpo. Uma camiseta de algodão tem um caimento melhor. Porém, sua maior desvantagem é que ela amassa facilmente.

Uma camiseta 100 % algodão é facilmente identificada pela maciez da peça. Se você a tocar perceberá o quão macia é a peça. O algodão é para quem curte um look mais elegante (pela estruturação da peça) e que quer evitar passar calor.

Camiseta de algodão pima.

Algodão pima, é um algodão premium, ou seja, as fibras são melhores ainda do que das peças 100% algodão. O nome “pima” foi lançado em homenagem aos índios Pima, que ajudaram a plantar e produzir este tipo de algodão no campo experimental do Arizona (EUA). É um tecido bem nobre para quem curte algo de qualidade e está disposto a pagar mais.

Atualmente é muito cultivado e produzido no Peru, sendo a região que mais exporta esse tipo de tecido para o mundo todo (inclusive para o Brasil). Sua variante de qualidade ainda superior se chama SUPIMA.

Camiseta de poliéster.

Só pelo nome você já sabe que estamos falando de um tecido sintético. Todos os polis da vida são tecidos sintéticos, derivados do petróleo. E assim como o algodão possui vantagens e desvantagens.
Os tecidos sintéticos amassam e absorvem menos umidade. Logo, se você transpirar ou molhar, a peça irá secar mais rápida.

No quesito preço também costuma ser mais barata que uma peça 100% de algodão.

Mas ele é um tecido mais molenga, que não fica tão estruturado no corpo e além disso transpira bem menos. Logo, se o dia está quente é melhor evita-los.

Geralmente por ser sintético também não desbota, ou seja, dura muito mais. E todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber) que é o tecido ideal para práticas de atividades físicas.

Camiseta de viscose e modal.

A viscose, também conhecida como tecido modal, é um tecido artificial. Lembrando que tecido artificial é diferente de tecido sintético. Tecido artificial é originário de uma fibra natural, mas que tem de passar por vários processos até se tornar um tecido.

Embora seja natural, por passar por muitos processos, é um tecido bem levinho e fresquinho, porém como é muito leve, não fica muito estruturado no corpo como o algodão.

É como se fosse mesmo um tecido sintético. Não amassa nem desbota muito também.

Camiseta com tecido mesclado.

É aquele cujas tramas possuem um mix de fibras naturais com fibras sintéticas, por exemplo, a camiseta é metade algodão e metade poliéster. E qual a vantagem disso?

Como ela é um híbrido, ela secará mais rápido que uma peça 100% algodão e será mais estruturada, por exemplo, que uma camisa só de poliéster. Também terá mais elasticidade aliada a conforto. Ou seja, a peça demora mais para estragar e fica mais ajustada ao corpo.

As misturas são muito comuns no mercado. Camisetas de Algodão com Elastano, Viscose com Elastano, Tecido Sintético com Elastano são facilmente achadas por aí. Aliás, difícil mesmo é ter algo 100% puro.

E aí, o que acharam da nossa aulinha sobre tecidos? Prontos para identificar cada um?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Trocou seus produtos para pele e teve espinhas? Saiba o motivo disso!

Essa é uma dúvida que muita gente tem... Poxa, troquei meu produto para a pele…

% dias atrás

Como usar touca masculina em dias frios

Está bem frio, né! Também pudera, pois estamos no inverno. Já era de se esperar.…

% dias atrás

Aprenda a se vestir como os skatistas das Olimpíadas

O skate pela primeira vez se tornou esporte olímpico em Tóquio 2020. A sensação foi…

% dias atrás

Conheça a origem de algumas jaquetas que você usa

Durante o outono e o inverno, a primeira coisa que a gente pensa é em…

% dias atrás

Depois da vacina contra COVID, o que pode fazer?

Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca... Estão circulando pelo Brasil várias vacinas de imunização contra a COVID-19. E…

% dias atrás

Os Prós e Contras da Harmonização Facial

Harmonização facial é tema em pauta. Tá na boca do povo mesmo. Muitos artistas estão…

% dias atrás