Categorias: Belezacabeloscuidados

Como cuidar do cabelo masculino

Yeaahhh, cuidar do cabelo segue um roteirinho sim. E, por incrível que pareça, esses cuidados fazem uma baita diferença no visual. Você não imagina o quanto!

Um cabelo bem cuidado muda completamente o rosto de um homem. Não à toa que muitos o consideram a moldura do rosto. E há passos para fazer isso? Com toda a certeza do mundo.

É dos carecas que elas gostam mais!

Ué que estranho, a matéria não era: “como cuidar do cabelo masculino?”. Careca não tem cabelo!

Ok, mas até para ser careca tem que se cuidar. A máquina e a lâmina serão seus melhores amigos, ou você terá que ser sócio do barbeiro, pois a periodicidade e a frequência de raspagem para manter os fios bem curtos é alta (de acordo com o crescimento do cabelo de cada um).

Os fios que sobraram (se sobraram) devem ser mantidos entre 1 e 1,5 cm ou exterminados de acordo com o gosto de cada um. Se você não desejar exterminar de vez o resto que lhe sobra de cabelo, você pode passar os pentes 2 e 3 da máquina.

Os carecas podem contrastar a ausência de cabelo com uma barba da hora. Criando uma identidade de estilo!

O monstro do Lago Ness chegou

Nem todos possuem a mesma vontade. E essa hora pode se transformar em um pesadelo. O monstro do Lago Ness chegou. Você já não pode mais passar a mão na cabeça. Os fios caem, as entradas começam a aparecer, o box do banheiro se enche e parece que seu gato deitou sobre seu travesseiro.

Não se assuste! Primeira coisa, procure um dermatologista. Há diversos tipos de tratamentos que vão além de vitaminas, maximus men, minoxidil, remédios, xampus, técnicas de microagulhamento e, em último caso, você pode se recorrer aos implantes capilares.

Só para constar eu não sofro de queda de cabelo, mas já fiz uso de alguns produtos como luminus hair, maximus men e outros poli vitamínicos como Liteevit.

O cabelo cresce igual cabelo de lobisomem. As unhas acompanham esse crescimento. Então não é mito não. Os procedimentos funcionam sim.

Mas já deu de calvície por aqui. Vamos falar de cuidados com os hair…

Não há cabelo que não fique bonito se bem tratado ou cuidado. Por mais que você ache que está bom, sempre dá para melhorar. Então vamos seguir o roteiro.

Segurou a ansiedade? Já vamos entrar nos tópicos e você nem precisou tomar ansiolítico.

Tudo começa no salão ou barbeiro

Quase sempre o homem não consegue sozinho identificar qual é seu tipo de cabelo (seco, misto ou oleoso), qual o melhor corte, os tipos de xampu ideais, os tratamentos químicos condizentes com a estrutura do seu cabelo e por ai vai.

Logo, um barbeiro fodão ou um cabeleireiro expert podem mudar sua vida. Exagero, jamais.

Eles além de cortar, vão indicar o que você deve fazer em casa para manter os fios bonitos.

Cabeleireiro de “10 conto” que passa a máquina sem ao menos lavar já era. Os tempos são outros, as exigências também. Se for para ser assim, corte você mesmo.

Higiene faz bem e todo mundo gosta

Todo mundo gosta de gente limpa. Nunca ouvi alguém dizer que gostava de gente suja. Então vamos começar os protocolos com a higienização.

Lavar é o primeiro passo. E sempre se lava com água e sabão. No caso xampu, por favor.

Poucos homens têm cabelos compridos, logo o gasto diário do produto é mínimo. A quantidade ideal é o tamanho de uma pérola na mão. Por isso, investir em xampu nunca é demais.

Lavar, limpar e nutrir os fios apenas com xampu. Sabonete jamais. Ele é coisa da pré-história, ou melhor, produto para se lavar o corpo (a pele) não o cabelo (fios).

Há produtos com outras funcionalidades como fortalecimento, anti-resíduos, anticaspa etc., mas dai vão além da funcionalidade primária que é limpar.

Por isso, tudo começa no salão. Tem gente que não enxerga a caspa que tem. Pensa que o cabelo é totalmente seco, mas não vê que a raiz é oleosa porque tem pele oleosa e assim vai. Logo, o cabeleireiro vai te ajudar pakas com isso.

Condicionar é preciso?

Se está difícil fazer vocês entenderem que é necessário usar xampu especifico, imagina o condicionador?
Mas condicionar é preciso (e importante).

Nós não falamos anteriormente em limpeza? Então, o xampu ao limpar retira a oleosidade natural do cabelo, que só é devolvida com o condicionador. O condicionador nutre e devolve o brilho aos fios.

Um adendo, o condicionador não deve ser aplicado como o xampu. O xampu é aplicado em todo o cabelo e com as mãos cheias, fazendo movimentos para limpar o couro cabeludo.

Já o condicionador é aplicado com as pontas dos dedos e apenas nos fios sem atingir a raiz.

Lavou, seque!

A menos que o seu cabelo esteja bem curto (raspado por inteiro) e você não adira a penteados, você pode deixá-lo secar naturalmente ou só auxiliar o processo com uma toalha.

No mais, use sempre um secador!

E mais, nessa hora é que entram todos os produtos que auxiliam nos penteados.

Géis:

Não são tão recomendados por especialistas, pois muitos deles contêm álcoois que causam queda dos fios ou até problemas quando exposto ao sol, mas dão o famoso efeito molhado. Vale a pena procurar as versões sem álcool!

Ceras:

São ideais para quem possui cabelos secos, pois elas são mais oleosas, dando mais brilhos aos fios.

Pomadas:

Com uma estrutura mais densa, permitem que os topetes durem mais, sem perder o movimento.

Mousses:

Ideais para os cabelos encaracolados. Basta colocar o produto na palma da mão e, seguidamente, amassar os fios.

Pós finalizadores:

Retiram o aspecto da oleosidade e dão suporte e sustentação ao penteado, já que o produto se concentra próximo à raiz. São ideais para quem tem o cabelo oleoso.

Sprays:

Quando você já terminou tudo, você o aplica para finalizar o penteado e eternizar a forma.

Podemos nos estender e falar de óleos, leave-ins e outros produtos mais. Mas não dá. Senão a matéria vai ficar maçante. Aí está mais que o básico e necessário para você ter um cabelo bonito, limpo e saudável.

O que importa mais são saúde e higiene, beleza e estilo são consequência. Demorou? Nada de esquentar a cabeça com cabelos feios, sujos e mal cuidados. Cuca fresca e uma cabeleira de dar inveja é isso que desejamos a vocês!

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás