shawn-mendes

A comida japonesa está cada vez mais popular, praticamente já faz parte da alimentação do brasileiro, mesmo assim, algumas pessoas ainda têm certo receio em relação a ela. Como nós sabemos que experimentar algo novo pode causar certa ansiedade, resolvemos criar este post: um guia para você novato no sushi (ou até mesmo para quem já tem alguma experiência no assunto) impressionar seus amigos ao pedir um japa de casa ou no restaurante.

Tipos de sushi

Os sushis vêm em vários formatos e sabores. Eis alguns exemplos bem comuns:

Temaki: em formato de cone geralmente recheado com arroz e salmão;
Nigiri: bolinho de arroz com uma fatia de peixe, ou camarão, no topo;
Uramaki: sushi “invertido”, com o arroz para fora, e a alga para dentro, perto da carne;
Hossomaki: o mais tradicional, envolto com a alga e recheios que variam;
Hot Roll: versão frita.

Quer saber mais? Clique aqui.

sushi

Tipos de carne

As carnes mais comuns presentes nos sushis aqui no Brasil são atum e salmão. No entanto, eles podem ser preparados com outras, como, por exemplo, enguia e peixe branco.

Molho de Soja

Muitas pessoas adoram ensopar o sushi no molho de soja, mas o correto é colocar apenas sobre a carne e na sequência em contato com a língua. Ao fazer isso, suas papilas gustativas serão ativadas antes da mastigação, fazendo com que você saboreie mais ainda o seu sushi.

Gengibre

Muitos o ignoram completamente, enquanto outros o ingerem como se fosse “topping” de sushi. Mas, na verdade, ele serve para limpar a língua. Portanto, deve ser ingerido entre os pratos que possuem sabores diferentes, pois é como se fosse um “reboot” nas papilas gustativas.

Hashi

Pode demorar um pouco para se acostumar com o uso do hashi, mas a regra é:

– Nunca os cruze;
– Não os utilize com as duas mãos – isto é, um “palitinho” em cada uma delas é totalmente proibido.

Veja aqui um passo a passo para aprender como manuseá-lo.

Obs: em teoria, você pode comer o seu sushi com as mãos – e os japoneses consideram essa forma completamente normal. No entanto, esse hábito não é comum entre brasileiros. Ainda assim, vale como conhecimento. Portanto, se não conseguir usá-lo nem por decreto, pode usar a desculpa de que esteja apenas seguindo a tradição japonesa.

Bebidas

Os acompanhamentos mais tradicionais são chá verde e o sakê. No entanto, convenhamos: estamos no Brasil, e tudo vale. Muitos adoram sushi com cerveja, e ainda existe um grupo seleto que faz combinações de sushi e vinho.

E aí? Está pronto para comer seu sushi com estilo?

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.