As siglas da moda são sempre um charme a parte, sejam em grifes ou marcas esportivas, alguns dizem que são criadas por lendas urbanas outras mais comuns pela junção dos nomes dos fundadores.
Você deve ter uma peça de roupa cuja marca é uma sigla ou algum nome secreto, saiba mais sobre elas…
Marcas Nacionais
Cavalera
Criada por Alberto Hiar (Turco Loco) e Igor Cavalera em 1995 a grife Cavalera trazia uma fusão de inspirações do palco e na base da camaradagem entre o underground e jeanswear com rock’n roll.
Dudalina
O nome da marca de camisaria (Duda e Lina) foi sugerida pelo sobrinho Frederico de Souza da tradicional marca nascida em Blumenau, Santa Catarina com o casal Rodolfo (apelido de Duda) e Adelina Hess de Souza (Lina). Desde 2006, a empresa conta com três marcas: DUDALINA (social), INDIVIDUAL (casual) e BASE (esportiva).
Havaianas
Embora o design das sandálias Havaianas seja inspirado no oriente (Zori – sandália de dedo japonesa feita de palha de arroz ou madeira lascada, utilizada na produção de tatame e que é usada com os quimonos) seu nome foi inspirado no Havaí – paraíso de sol e mar onde os ricos e famosos norte-americanos passavam suas férias. Considerado ideal, já que o calçado era para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. Criada em 14 de junho de 1962.
M.Officer
Carlos Miele é o fundador da marca que fez sucesso nas passarelas nos anos 80 e 90. O M. é marca registrada de Miele com outras duas marcas a Miele Denin e a Miele Couture. M.Officer marca de jeanswear tem roupas masculinas e femininas nas principais tendências do mundo.
Osklen
A marca OSKLEN é a mistura dos nomes Oskar, Leonardo – irmão e Milene – uma antiga namorada. Uma das mais modernas e badaladas grifes brasileiras começou com Oskar Metsavaht, um gaúcho nascido em Caxias do Sul, médico que tinha por hobby a prática de esportes radicais e viagens de aventura. Participou da expedição ao monte Aconcágua, na Cordilheira dos Andes, onde cinco alpinistas e mais quatro repórteres e cinegrafistas do programa Globo Repórter. Oskar era o médico da equipe e, como tal, teve que se preocupar, entre outras coisas, com a roupa ideal para a viagem. Não havendo, no Brasil, nenhum tipo de vestuário adequado à neve, ele teve que recorrer à bibliografia estrangeira, para pesquisar tecidos e modelos especiais. Acabou por desenvolver um tecido (chamado de Storm Tech System), com membrana interna impermeável, que permitia a evaporação do suor, mantendo o corpo seco e aquecido, ideal para prática de esportes de inverno.
TNG (Teenager)
TNG é a abreviação da palavra em inglês teenager (adolescente), marca focada nos jovens, com 20 anos de existencia e é dirigida por Tito Bessa Júnior. No começo era voltada apenas para o público masculino, e depois foi criada uma linha feminina.
Internacionais
Abercrombie & Fitch
A marca conhecida pelo seu cervo. ABERCROMBIE & FITCH fundada em 1892 em Manhattan por David Abercrombie, sua paixão por esportes ao ar livre se inspirou marca.
Iniciamente sua clientela inicial era composta por caçadores e exploradores. Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar ABERCROMBIE & FITCH no ano de 1904. No século 20 a rede se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana, entre os clientes famosos estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além de Amelia Earhart, Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable.
ADIDAS
Fundada por Adolph Dassler na cidade alemã de Herzogenaurach, no coração da Francônia, ao norte de Nüremberg, produzia malas militares e calçados para sustentar a família. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler.
BILLABONG
Inspirado na palavra aborígene “Billabong” que significa um oásis, uma fonte de água no meio do deserto australiano. A BILLABONG é uma marca de cultura jovem e conhecida nos esportes de pranchas (boardsports), aliada a um estilo de vida praia, suas reconhecidas bermudas, acessórios, moletons e principalmente suas pranchas.
crocs
CROCS, trata-se da abreviatura em americano para crocodilo em alusão aos animais fortes e resistentes e que não contam com nenhum predador natural. Marca canadense tem como material um composto de uma resina de célula fechada: antimicrobiano, resistente ao odor (bactérias e fungos), leve, resistente e antiderrapante
C&A
A sigla é a inicial dos nomes dos irmãos fundadores da marca (Clemens & August Brenninkmeijer). Criada na Holanda em 1841, conta hoje com filiais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Luxemburgo, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça, China e Turquia.
*eckō unltd.
Marc Ecko é o empreendedor que a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite, criou a grife *eckō unltd. Nascido nos subúrbios de New Jersey, Marc abandonou a escola e com um aerógrafo e muita criatividade, tingiu camisetas na garagem de casa, logo aganhou clientes como Spike Lee e Chuck D (Public Enemy) que passaram a vestir a marca.
GAP
A origem da palavra gap em inglês significa fenda, lacuna, referencia a lacuna de mercado vista por jovens que não queriam roupas de adolescente nem de adulto. A marca surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1969 e a ideia de que GAP significa “Gay and Proud” (gay e orgulhoso, em português) não passa de lenda urbana, que ganhou força devido ao grande número de homossexuais de São Francisco.
H&M
Marca sueca nascida como loja feminina “Hennes”, significado na língua sueca para dela.
Fundada por Erling Persson, que em 1968 adquiriu as instalações e estoque de uma loja de equipamento de caça chamada Mauritz Widforss Estocolmo, passando a expandir suas linhas masculinas. O nome mudou para Hennes & Mauritz e mais tarde abreviado para H&M.
Y-3
Y, do designer japonês Yohji Yamamoto e 3 das listras da famosa da Adidas.
Criada em 2003 em parceria com a Adidas une criações vanguardistas de Yamamoto com os tecidos tecnológicos e visual esportivo da Adidas.
Zara
O Criador espanhol Amâncio Ortega Ganoa aos 14 anos começava a trabalhar como garoto de recados da camisaria La Gala, onde se vestia a elite da cidade de La Coruña. Treze anos depois ele se arriscou como empresário na área têxtil, confeccionando roupões femininos. Na década de 70 entra no mercado de varejo, inaugurando a primeira loja ZARA, um modesto estabelecimento que vendia roupas íntimas, no dia 15 de maio de 1975 na cidade de La Coruña, localizada na província de Galícia, ao norte da Espanha. O nome escolhido inicialmente para a marca seria Zorba, mas este já estava registrado, então ZARA foi adotado como segunda opção. Não demorou muito para começar a vender roupas e ser sucesso no mundo inteiro.
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