Começa hoje no Brasil o Feed Dog. Mas o que seria isso? Na real, é um Festival Internacional de Documentários de Moda. O festival, que possui curadoria da jornalista Flávia Guerra, acontece dos dias 15 a 20 dezembro, com 15 filmes internacionais e nacionais, que são transmitidos gratuitamente no site do festival.
Na categoria internacionais serão apresentados os seguintes documentários: Pierre Cardin: House of Cardin, Martin Margiela: In His Own Words, Beniamino Barrese: The Disappearance of my mother, Halston: Frédéric Tcheng, McQueen: Ian Bônhote, Ettedgui, Machines: Rahul Jain, Mapplethorpe: Look at The Pictures, Fenton Bailey, Randy Barbato, Bangaologia – The Science of Style. Já na categoria nacionais “Favela É Moda”, de Emílio Domingos (eleito como melhor documentário pelo público do Festival do Rio 2019 e, recentemente, como melhor longa no XII Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico 2020. ), o premiado “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes, “Fios de Alta Tensão”, de Sérgio Gagliardi-Gag e “Deixa na Régua”, de Emílio Domingos, e os curtas “Alfaiates de Belo Horizonte”, de Sílvia Godinho e Ana Luísa Santos,”Mini Miss”, de Rachel Daisy Ellis, e “Planeta Fábrica”, de Júlia Zakia.
Além da programação de filmes, o festival oferece também, de forma gratuita e online, oficinas, talks e debates com grandes nomes da moda brasileira como: Ronaldo Fraga (Master Talk -“A moda além da roupa”, dia 16/12, às 19h30, ao vivo), Aldo Clécius (Oficina – “Business Plan no Negócios de Moda”, dias 17/12 e 18/12, das 16h às 19h), Valéria Said (TALK- “Moda & Políticas Públicas Culturais”, dia 17/12, às 17h), a comunicadora e ativista Flávia Durante, criadora da feira Pop Plus (TALK – “Moda para todos”, no dia 17/12, às 19h30), Juliana Lopes e Lena Santana (Debate – “A moda do futuro e o futuro da moda”, dia 18/12, às 17h), Emílio Domingos (diretor do doc “Favela é Moda), junto com Camila Reis, modelo e uma das protagonistas do filme, e Clariza Rosa, empreendedora e inovadora social, conversam com Marcelo Aliche, diretor artístico do festival, e a curadora Flavia Guerra (Bate-Papo, 18/12, às19h30) e Thaís Muniz (oficina “O Turbante e seus significados”, dia 19/12, às 16h).
A cerimônia de abertura acontece hoje, às 20h, ao vivo e on-line, com a estreia do documentário “O Império de Pierre Cardin”, de P. David Abersole e Todd Hughes, que mostra um dos maiores ícones da moda mundial, o estilista Pierre Cardin, ainda em atividade e que completou 98 anos em 2020.
Estamos ansiosíssimos por esse festival. E vocês pretendem acompanhar também?