Cuidados com o cabelo que você deve ter durante o inverno

O inverno está aí e pode até não parecer, mas os hábitos das pessoas mudam nesta estação mais fria do ano, ainda mais durante o isolamento social, por conta do coronavírus. Estresse, ansiedade, alimentação desregrada, bebidas, tudo isso influencia na saúde dos cabelos.

“Como os dias são mais frios e gelados, os banhos tendem a ser mais longos e quentes e o couro cabeludo (rico em glândulas sebáceas), acaba sofrendo um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura da água do chuveiro; que acaba ressecando o couro cabeludo, tornando os fios pesados, favorecendo o surgimento da caspa e queda capilar”, afirma o angiologista especializado em queda capilar e fortalecimento dos fios, Dr. Álvaro Pereira.

Quando o assunto é a piora da qualidade dos fios ou queda capilar no inverno, existem várias alternativas para dar aquela mãozinha na quarentena e ajudar a recuperar a saúde dos cabelos. Confira algumas dicas do Dr. Álvaro Pereira abaixo:

Começando pelo banho

Preocupar-se em escolher shampoos e condicionadores compostos por extratos naturais que limpam, e ao mesmo tempo hidratam, além de manter o brilho das madeixas. A lavagem deve ser feita dia sim e dia não, exceto para aqueles que praticam exercício físico (para este público a lavagem deve ser feita todos os dias).

Temperatura do chuveiro

Vale atentar-se para regular a água do chuveiro a uma temperatura amena. Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural do couro cabeludo, provocando o ressecamento e o aparecimento de caspa e até a queda capilar. A temperatura de ver no máximo 35 a 40 graus. Um indicador é o espelho; se estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente. O ideal é diminuir para manter a saúde dos cabelos no inverno.

Uso do secador

Nesse período, o cabelo também demora mais para secar depois de lavado, por isso o uso do secador se torna mais frequente. É importante deixar o secador a 10 cm de distância do couro cabeludo para não provocar queimaduras e prevenir descamações. Vale ressaltar que um secador eficiente é aquele que seca o cabelo o mais rápido possível, pois o jato de ar quente abre as cutículas do fio, e quanto mais demorar o processo, mais os cabelos ficarão expostos à agressão. Para finalizar a secagem, é recomendado um jato de ar frio que fecha as escamas do cabelo, mantém o penteado por mais tempo e ainda protege os fios.

Uso de condicionador e cremes sem enxágue

Para manter os fios hidratados nestes dias secos, ao aplicar condicionadores e cremes sem enxágue, deve-se evitar o contato com a raiz para prevenir descamações. É indispensável lavar os cabelos retirando bem o produto.

Investir em cápsulas de nutrientes

É sempre muito importante que ativos de uso oral, recomendados por dermatologistas, sejam utilizados para melhorar a qualidade e saúde desse fio. Dentre as opções, destacam-se: Bio-Arct, Biotina, Exysnutriment e InCell. Para fazer o uso destes ativos, é preciso procurar um dermatologista, ou tricologista, ainda que seja por telemedicina.

Aplicar LEDterapia

A famosa luz de LED utilizada para tratamentos médicos está à disposição de todos para uso domiciliar. Os bonés e capacetes de LED tornam-se uma excelente opção, principalmente agora, na quarentena em que os salões de beleza e consultórios estão fechados. Os equipamentos utilizam a tecnologia de fotobiomodulação ou flextooh, que permite emitir luz LED – Light Emitting Diode – com comprimento de onda capaz de penetrar no couro cabeludo e estimular a produção de energia celular. Na prática, com apenas 12 minutos diários de uso do boné, ou 7 minutos diários de uso do capacete, é possível otimizar a distribuição de nutrientes ao couro cabeludo pela circulação sanguínea;  o que permite encorpar os fios, deixá-los mais vistosos, além de reparar danos, combatendo a queda capilar.

Colaboração: Dr. Álvaro Pereira – Angiologista formado pela FMUSP em 1978, com residência em Cirurgia Vascular no HCFMUSP, Doutorado em Cirurgia Vascular na Divisão de Bioengenharia do INCOR – HCFMUSP, pós-doutorado no B&H Hospital – Harvard.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás

Como aplicar protetor solar corretamente

Um produto que não é negociável dentro da rotina skincare é o protetor solar. Sua…

% dias atrás

Melhor perfume masculino do mundo

Definir qual é o melhor perfume masculino do mundo é uma tarefa desafiadora, pois o…

% dias atrás

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás