Assim como certas peças de roupa atravessam décadas sem perder o charme, alguns cortes de cabelo masculino se mantêm atuais, elegantes e desejados geração após geração. São estilos que funcionam bem com diferentes tipos de cabelo, estilos pessoais e ocasiões, e que sempre voltam – ou melhor, nunca vão embora de verdade.
A seguir, conheça os cortes masculinos que resistem ao tempo e seguem firmes como aposta certeira. E para falarmos do assunto ouvimos um especialista que nos falou sobre o assunto, o barbeiro Amberson Alves é que montou a lista dos cortes atemporais para nós.
1. Corte Social Clássico
Também conhecido como corte tradicional ou executivo, é aquele penteado com laterais mais curtas e topo levemente mais longo, geralmente com acabamento penteado para o lado. É o corte ideal para ambientes formais, mas também pode ser modernizado com textura ou leves assimetrias. É discreto, versátil e funciona em quase todo tipo de cabelo.
2. Buzz Cut
Raspado na máquina, o buzz cut representa o minimalismo masculino no seu auge. Fica bom em quem tem o rosto bem definido e é perfeito para quem quer praticidade total no dia a dia. Além de ser um clássico militar, esse corte transmite confiança e é constantemente usado por celebridades como David Beckham e Zayn Malik.
3. Corte Fade
Embora tenha variações mais modernas, o fade (ou degradê) em si é um corte clássico das barbearias americanas que sobrevive ao teste do tempo. O segredo está na transição suave entre as diferentes alturas do cabelo, das laterais raspadas até o topo mais cheio. Combina com vários estilos, do mais comportado ao mais ousado, e é facilmente adaptável.
4. Corte César
Inspirado em Júlio César, esse corte é curto, com franja reta e pequena na frente. É uma opção prática e moderna, que tem voltado com força nas últimas temporadas, mas que sempre esteve presente em alguma versão. Funciona muito bem em cabelos lisos ou levemente ondulados, e oferece um ar de rebeldia contida.
5. Topete com volume
Seja em uma versão mais polida (como o pompadour dos anos 50) ou mais despojada (como o messy topete dos anos 2010), esse estilo nunca sai de moda. O volume no topo da cabeça valoriza o rosto e combina com homens que gostam de manter o cabelo mais estruturado, podendo ser estilizado com pomadas, sprays ou ceras.
O segredo desses cortes atemporais está na simplicidade, versatilidade e capacidade de se reinventar. Um bom corte de cabelo masculino não precisa seguir todas as tendências – basta combinar com sua personalidade, rotina e tipo de cabelo. E quando o assunto é estilo duradouro, os clássicos sempre serão uma escolha inteligente.