Como passar roupas de diferentes tecidos com perfeição

Confira algumas dicas para você passar a roupa com perfeição, levando em conta os diferentes tipos de tecidos e os cuidados necessários:

Jeans 

O clássico jeans tem um material que resiste bem ao calor do ferro, portanto não é uma peça que você deve se preocupar tanto com a temperatura. Uma sugestão que pode facilitar o processo é sempre usar a opção de vapor do ferro no máximo.

Nylon

É um dos tipos de tecido que devem ser passados a ferro primeiro (sem estar ligado), por ser muito sensível e exigir cuidado. As propriedades do tecido permitem que ele seja desamassado com facilidade, por isso, mesmo com ferro numa temperatura bastante amena é possível deixá-lo lisinho rapidamente.

Lycra

Um tecido supersensível que deve ser passado com a temperatura mais baixa e movimentos bem rápidos, de forma que não fique em contato com a superfície aquecida do ferro por muito tempo no mesmo lugar.

Seda 

Para preservar o brilho característico, o indicado é passar sempre do lado avesso e sem vapor. O resultado será uma roupa muito bem passada e sem danos.

Sintéticos

Assimilam o calor com muito mais rapidez do que os outros, o que torna o ato de passar muito mais fácil. Devemos apenas abrir bem a roupa sobre a tábua e trabalhar com movimentos rápidos, que já são suficientes para alcançar bons resultados. Mas cuidado: excesso de calor deixará os tecidos brilhantes. Use a temperatura para lã.

Algodão 

O algodão resiste bem ao calor do ferro. Para facilitar o trabalho é indicado um pouco de umidade. Por isso, use a opção de vapor do ferro, que vai deslizar sobre a roupa com muito mais facilidade.

Veludo 

Assim como outros tecidos com brilho, devemos passar peças de veludo sempre pelo avesso e, neste caso, ligeiramente umedecidas. O veludo é formado por pequenos pelos que podem ficar amassados. Se isso ocorrer, basta aproximar o ferro do local, pelo lado direito, sem tocar a superfície do tecido, que eles voltarão ao normal, ou ainda usar a função vapor extra.

Poliéster

Deve ficar para o final, pois é preciso de uma temperatura um pouco mais alta e mais dedicação, já que é um pouco mais rígido e resistente ao calor, o que dificulta o processo. A dica é abusar do vapor para facilitar a tarefa.

Fonte: IG Moda.

Guilherme Cury

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Usando Camiseta Preta

A camiseta preta é um clássico do guarda-roupa masculino... É a peça referência quando se…

% dias atrás

Como escolher o protetor solar de acordo com o FPS

Pesquisas realizadas indicam que o brasileiro não tem a cultura do uso de protetor solar,…

% dias atrás

Tendências masculinas de 2023 que continuam em 2024

O ano de 2023 assim como qualquer ano foi permeado por muitas tendências. Umas vão,…

% dias atrás

A importância do dress code na era digital

O conceito de dress code tem sido um componente essencial da etiqueta social e profissional…

% dias atrás

Antigamente os homens usavam vestido, salto alto e cor-de-rosa!

Muito se discute sobre estereótipos de gênero e a moda é uma dessas vítimas na…

% dias atrás

Adidas Samba: O tênis da vez!

Quem um dia nunca teve um Adidas na vida? O clássico Adidas Samba, me perdoem…

% dias atrás