Como a primeira loteria brasileira ajudou a construir Ouro Preto

ouropreto

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a prática da aposta em jogos de loteria seja algo relativamente recente, estudos e documentos mostram que a modalidade foi iniciada no século XV. Há evidências de que um tipo de loteria existia muito antes dos holandeses criarem essa palavra no século 15, pois os historiadores traçaram uma versão de uma loteria desde a antiga dinastia chinesa Han Ocidental, que foi um período de tempo cerca de 200 anos antes do nascimento de Cristo.

Por isso, é de se imaginar que tal prática tenha desembarcado no Brasil muito antes do que se imagina. Atualmente, apostar seis dezenas e torcer para ficar milionário é algo fácil e prático, que pode ser feito inclusive pelo celular ou computador. Muitos sites podem facilitar o processo, sobretudo no que diz respeito a loteria mega sena online.

Para quem acha que as loterias começaram no país com a Caixa Econômica Federal, está muito enganado. O sonho com a possibilidade de ficar milionário do dia para a noite ao acertar uma sequência de números é muito mais antigo do que se imagina. A importância das loterias, inclusive, teve impacto decisivo na construção de cidades que hoje são importantíssimas para o país.

No Brasil, a primeira loteria de que se tem notícia foi realizada em 1784, em Vila Rica (atual Ouro Preto), capital de Minas Gerais. Naquela época, o Brasil ainda vivia o regime escravocrata e era uma colônia portuguesa. Isso só mudaria quase 30 anos depois, por volta de 1808, quando a família imperial, ao fugir das tropas francesas de Napoleão Bonaparte, decidiu se estabelecer no Rio de Janeiro.

A primeira loteria no país teve um resultado que impressionou muita gente. Com o dinheiro arrecadado foram construídos os prédios da Câmara dos Vereadores e da Cadeia Pública em Ouro Preto. A prática foi adotada em todo país, sendo que o governo dava concessões para sua exploração preferencialmente às Santas Casas, aos orfanatos e aos hospitais para evitar abusos, mas também a particulares.

Atualmente, Ouro Preto guarda construções históricas do período imperial que são visitadas por pessoas do Brasil inteiro. A cidade foi a primeira do Brasil a receber o título de patrimônio cultural da humanidade, devido à sua importância histórica. O município tem uma população estimada em 75 mil habitantes e está a apenas 100 km de Belo Horizonte, capital de Minas.

Em 1844, o imperador D. Pedro II regulamentou o funcionamento das loterias, por meio do decreto nº 357, de 27 de Abril daquele ano. Cinco anos depois, quando o Brasil já se tornara uma República, parte da arrecadação foi incluída como receita no Orçamento Federal.

Com o passar dos anos, as loterias ganharam ainda mais relevância. No século XX, foram introduzidas várias novidades importantes, tanto nos métodos quanto na emissão de normas rígidas visando dar mais credibilidade e transparência ao processo. No início, a administração das loterias era feita por particulares, selecionados por concorrência pública e o prazo de duração da concessão era de cinco anos.

Algumas empresas, como o Grupo Peixoto Castro, passaram a ter várias loterias e estabelecer uma espécie de monopólio do setor. Desta forma, o governo brasileiro decidiu interferir e, na década de 1960, decidiu que as loterias Caixa seriam comandadas pela Caixa Econômica Federal, banco estatal brasileiro.
A primeira loteria a integrar a Caixa foi, em 1962, a Loteria Federal. Seu primeiro sorteio ocorreu em setembro deste ano, no Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, no ano de 1966, veio a Mega-Sena, onde seu primeiro sorteio ocorreu em março daquele ano.

Atualmente quem administra todos esses jogos é a Caixa Econômica Federal. Uma parte da arrecadação vai, logicamente, ao ganhador do sorteio (se houver), enquanto que uma outra porcentagem vai para outras áreas do Governo Federal, como Fundo Nacional da Cultura, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro, FIES e Fundo Penitenciário Nacional. Isso significa que, apostando nas loterias Caixa, você está automaticamente contribuindo com outros setores do Governo.

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1261

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Coisas “Femininas” Que Os Homens Estão Usando 5 Dicas Para Parecer Mais Velho Gel, Cera, Pomada, Spray: Qual usar? As tribos e estilos do TikTok A importância de ter um ícone de inspiração!