Ela surgiu através da roupa dos jogadores de polo no início dos anos 1920, e hoje já é figurinha quase obrigatória no armário de garotos e homens, ainda que divida muitas opiniões. Esse post vai dizer porquê você deve investir na peça e mostrar que elas podem sim ter estilo.

A camisa polo é uma variação do suéter de lã que os jogadores de polo passaram a usar desde 1890. Num certo verão, um rapaz, incomodado com aquele “uniforme” desconfortável para a prática do esporte, decidiu cortar as mangas, modificar as golas e logo sua versão do suéter se tornou febre nos jogos de polo da estação. As camisas polo criadas por René Lacoste eram feitas sob encomenda já nos anos 20. Uma década depois, René se juntou ao dono de uma malharia francesa criando, assim, a Lacoste, líder de camisas polo até hoje. Outras marcas surgiram com suas réplicas como a Ralph Lauren, que fez suas versões da peça nos anos 1950. Os jovens, por sua vez, deram a ela um ar moderno uma década depois e já nos anos 1980, elas tomaram outros ares através de uniforme de estudantes universitários.

Ainda que divida opiniões, é uma peça clássica da moda masculina e isso ninguém pode negar. Transita bem em todos os ambientes, desde escritórios (sob um blazer para os mais formais) até happy hours e jantares e, dependendo dos complementos que você escolhe com ela, pode ter uma pegada bem mais casual.

O que evitar

Alguns modelos que foram moda no início dos anos 00 já estão caíram em desuso. Modelos com maxi emblemas aplicados no peito, logo marcas estampadas em cores que contrastam com a malha são alguns exemplos. Peças básicas são para serem básicas, e usar camisas polo com informações a mais do que ela pede, mostra que você não é um homem do seu tempo. Atente também ao tecido: ainda que as malhas comuns de algodão sejam opções mais baratas, a malha Piquet (a mesma usada por René Lacoste lá nos anos 20) é a mais tradicional e, além de confortáveis, têm uma durabilidade muito maior.

Invista

As camisas polo lisas são utilitárias e, se você tem mais de 5 cores de um mesmo modelo no armário, não se sinta consumista: certamente você irá usar todas elas. Mas há vida além da cor básica. Hoje, há infinita opções de padronagens como as listradas, que devem ser usadas com cuidado (um jogo de cores neutro é a melhor opção) e até mesmo as mais jovens como as de estampas poás, mini floral e colarinhos com cores diferenciadas. As de modelagem mais ajustada, conferem ao homem um visual moderno e atual, mas certamente não serão tão úteis quanto às clássicas lisas em preto ou branco.

Dhyogo Oliveira

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Looks no Estilo Old Money

A tendência Old Money na moda é uma reverência elegante ao passado, inspirada pela sofisticação…

% dias atrás

Dicas para o seu barbear

Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos.…

% dias atrás

Dark Academia Aesthetic: A estética Cult com um toque Gótico

Dark Academia Aesthetic é um estilo, ou até um modo de viver, que existe há…

% dias atrás

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás