A história do Air Jordan

air-jordan-historia

Os tênis Air Jordan são icônicos e muito famosos pelo mundo. Mas sabia que essa parceria da Nike e o jogador Michael Jordan quase não aconteceu? Conheça um pouco dessa história:

Em 1984, logo após os Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles, a última coisa que Michael Jordan queria fazer era se encontrar com a Nike. A empresa de tênis já estava vendo seu faturamento cair pela primeira vez desde sua criação e, apesar do aumento de sua moral com as Olimpíadas, precisava de sangue novo e mais emoção.

A Nike precisava do astro das quadras de basquete, Michael Jordan. Mas ele não estava interessado.

Jordan passou sua carreira na faculdade jogando sempre de Converse, mas ele sempre quis assinar um contrato com a adidas. Os calçados da marca alemã ofereciam um perfil baixo com uma sola mais fina que o ajudava a se sentir mais confortável e ágil. Essa resposta tátil foi crucial para sua jogabilidade, e a Nike, até então, não poderia oferecer isso a ele. Pelo menos foi o que ele disse na época.

Mais tarde, quando foi visitar a sede da Nike em Beaverton, depois de ser forçado por seus pais a fazer a viagem, ele admitiu que nunca havia colocado um par de Nikes nos pés.

O que o colocou naquele avião foi uma tempestade perfeita de conflitos e um toque de má sorte. A adidas estava enfrentando lutas internas pelo controle, após a morte do fundador, e a empresa simplesmente não tinha liquidez financeira para ser competitiva. A Converse fez uma oferta competitiva e, com uma lista que incluía Magic Johnson e Larry Bird, tinha um histórico comprovado de trabalho e sucesso para os melhores jogadores de basquete. A Converse ofereceu a Jordan o mesmo negócio que os outros caras, mas ele queria mais do que dinheiro… E eles não puderam oferecer nenhuma ideia para ganhar sua confiança.

Por fim, a Nike ofereceu a Jordan cinco vezes o que a Converse ofertou (um acordo recorde, três vezes maior). O agente de Jordan, David Falk, recebeu uma oferta da Spot-Bilt que teria somado mais dinheiro do que a oferta da Nike com o tempo, mas a Nike tinha uma arma secreta: a visão.

Depois dessa reunião, Jordan e Falk deram mais uma chance à adidas, para ver se eles ofereciam algo melhor ou que fosse no mesmo padrão da Nike. A empresa recusou. Jordan, enfim, assinou com a Nike.

michael-jordan-air-jordan-1-historia

Os membros da equipe da Nike criaram uma capa da revista Time com o título: “Homem do ano: Michael Jordan”. Eles continuaram cravando matérias em revistas e jornais, anunciando conquistas incríveis do jogador (sendo várias delas mentiras). Disseram que ele seria poderoso, influente e rico. “Tudo isso era [visão] do que poderia ser”.

michael-jordan-si

O Diretor de Criação da Nike, Peter Moore, estava em todas essas reuniões e foi encarregado de criar o primeiro Air Jordan de acordo com as diretrizes fornecidas pelo próprio MJ. Ele queria que os tênis fossem baixos, algo diferente e excitante. O resultado foi o Air Jordan 1:

historia-air-jordan-1

Desde então o tênis começou a fazer sucesso, tanto dentro quanto fora das quadras.

E de lá pra cá tem sido uma das parcerias de maior sucesso da Nike! E quase não aconteceu!

34 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2672

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
5 Dicas Para Parecer Mais Velho Gel, Cera, Pomada, Spray: Qual usar? As tribos e estilos do TikTok A importância de ter um ícone de inspiração! Como controlar a caspa