A história da Jaqueta Bomber

A jaqueta bomber, que está fazendo um tremendo sucesso nessas últimas temporadas, tem uma história que começa por volta de 1940, quando o mundo presenciava a 2ª guerra mundial.

historia-jaqueta-bomber

Com o advento do combate aéreo durante a guerra, os pilotos precisavam de roupas que fossem funcionais (em clima frio e alta altitude), enquanto ainda fossem úteis também para quando estivessem fora dos aviões. À medida que a tecnologia de vôo avançava, os cockpits tornaram-se mais apertados e os aviões podiam voar cada vez mais alto. São esses detalhes que estimularam a inovação em couro, lã e nylon impermeável.

Foi assim que nasceu a primeira jaqueta bomber, intitulada A-2:

a2-bomber-jacket

A jaqueta era feita de couro, com um zíper frontal, gola dobrada, dois bolsos de abas que adornam a frente da jaqueta (para carregar itens) e os punhos e a parte de baixo do quadril com tecido elástico (para não deixar o vento passar).

A evolução da A-2 foi a B-15, que foi criada para atender às novas necessidades dos pilotos, que atingiam planos mais altos e mais rápidos. Na B-15 foi fixado um colarinho de pele, além de usar um material mais sintético (reduzindo o volume total do casaco). Além disso, a nova jaqueta ganhou um bolso com fecho de correr na manga e os bolsos “cortados” que, até hoje, adornam as bomber jackets.

jaqueta-bomber-b-15

A última atualização da jaqueta é a que acabou se tornando uniforme oficial dos pilotos durante muito tempo e é a que mais se parece com as jaquetas que usamos nos dias de hoje. Trata-se da MA-1, que traz um tecido mais leve (feito de nylon impermeável) e uma gola feita de malha elástica (a mesma dos pulsos e do quadril).

Um detalhe da MA-1, que hoje já não existe mais, é o uso do tecido interno na cor laranja. Isso servia para os pilotos usarem a jaqueta de forma reversível, chamando a atenção, durante procedimentos de resgate.

bomber-jacket-ma-1

E para quem sempre teve a dúvida do porquê existir esse bolso lateral de zíper na manga esquerda, ele foi criado para os pilotos guardarem seus maços de cigarros. E para lembrar os pilotos de deixarem os maços de cigarros em terra, era comum ter uma fita amarrada no bolso dizendo “Remove before flight” (remover antes do voo).

jaqueta-bomber-ma1

Depois de um bom tempo a jaqueta saiu do universo militar e começou a ser usada por outros trabalhadores e, por fim, acabou caindo no gosto da população.

Hoje a jaqueta bomber pode ser encontrada em diferentes modelos, tecidos e estampas.

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2947

Um comentário sobre “A história da Jaqueta Bomber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados