A tecnologia cresce de forma exponencial a muitos anos. Os interesses das pessoas se tornaram cada vez maiores e a ideia de explorar o mundo em segundos é fascinante para muitos.
Os tablets e celulares eram a principal ferramenta no dia-a-dia das pessoas, que aproveitavam para fazer suas compras online, e também se divertir com a roleta ao vivo e tantos outros jogos mas, um aparelho extra começou a ser implementado nesse dia-a-dia para melhorar ainda mais a comodidade das pessoas e também trazer mais informação.
Os smartwatches estão em alta em todo o mundo e as empresas estão focadas em trazer novos modelos ao mercado com funcionalidades e recursos que possam ajudar as pessoas a entenderem mais do funcionamento dos seus corpos, além de possibilitar uma certa independência do celular.
Como escolher o melhor smartwatch
Como vários modelos estão disponíveis, pode ser difícil identificar qual o smartwatch comprar. O primeiro passo é entender as necessidades para assim começar a procurar um aparelho ideal, por isso, vamos falar de algumas das principais funções de um smartwatch.
Monitoramento dos Batimentos cardíacos
Durante uma atividade física, é extremamente importante ter uma noção sobre a variação dos batimentos cardíacos. Muitos smartwatches conseguem fazer esse monitoramento com uma exatidão quase que perfeita devido aos seus sensores.
Alguns também oferecem alarmes para caso os batimentos estejam mais altos do que o recomendado para aquele tipo de atividade.
Monitoramento dos Passos
As pessoas começaram a fazer o monitoramento dos seus passos principalmente para conseguir ter uma vida menos sedentária. O monitoramento dos passos ajuda a que as pessoas tenham uma noção relacionada a quanto caminharam todos os dias.
Muitos smartwatches também enviam os dados coletados para aplicativos de saúde e assim, o usuário pode criar relatórios e fazer comparações e seguimento.
Oxigenação do sangue
Muitas pessoas não prestavam atenção em relação a oxigenação do sangue mas, nos dias atuais as pessoas começaram a perceber a real necessidade de medir a oxigenação.
Assim como com o monitoramento dos batimentos cardíacos, em vários smartwatches é possível configurar um alerta para o nível de oxigenação.
Monitoramento do Sono
É muito comum que as pessoas nos dias atuais tenham problemas com o sono mas, fazer o monitoramento era muito difícil. Com os smartwatches é possível monitorar os movimentos durante o sono, o nível de oxigênio e o nível de batimentos e colocar todas as informações em um relatório.
Alguns aparelhos também conseguem identificar as fases do sono e comparar com as reações corporais dos usuários.
Chamadas telefônicas
Também é possível atender chamadas telefônicas através do smartphone caso ele esteja conectado ao telefone ou aos aplicativos. Dessa forma, o smartwatch consegue dar um pouco mais de autonomia ao usuário que não quer ficar tão preso ao telefone celular.
Receber e enviar mensagens
Assim como fazer e receber chamadas através do smartwatch possibilita uma maior liberdade em relação ao celular, receber e enviar mensagens faz com que o usuário possa deixar um pouco o smartphone.
Ele pode receber as mensagens e perceber se elas são relevantes ou não sem precisar se distrair com o celular, o que acontece bastante.
Notificações das redes sociais
As notificações também são um ponto positivo. Vários aparelhos permitem que os usuários verifiquem as notificações através deles sem que eles precisem se dirigir a rede ou ao celular.
Vale a pena comprar um?
Sim. É possível verificar a versatilidade do aparelho em relação a saúde e também ao lado social mas, além disso, os smartwatches funcionam como relógio (por isso o nome), temporizador, alarme, verificador de tempo e tantos outros recursos “básicos” mas que ajudam bastante no dia-a-dia.