Virou febre lá fora e não demoraria muito a chegar por aqui. Niacinamida é o produto da vez quando se trata de dermocosméticos e nós já vamos lhes explicar o porquê. Óbvio que não faremos isso sozinhos e para melhor lhes darmos as informações necessárias contamos com a ajuda da Drª. Mariana Tasca.
Em primeiro lugar, o que é a niacinamida (nicotinamida)?
Niacinamida junto com a Niacina são os dois principais compostos da vitamina B3. Ela também recebe o nome de nicotinamida e é essencial para o corpo humano, podendo ser encontrada em alimentos (ovos, peixes, vegetais verdes e grãos de cereais), comprimidos para suplementação e, para o cuidado da pele, em forma de sérum ou aditivo em hidratantes.
Mas por que todo esse frisson em torno da niacinamida?
Porque ela ajuda na reparação celular, protege a pele e é antioxidante, sendo indicada para todos os tipos de pele. Ela possuí as seguintes funções: reparação da barreira natural da pele, redução do impacto de agressores ambientais e dos radicais livres, uniformização do tom da pele, minimização das linhas finas e rugas, além de possuir propriedade anti-inflamatórias e inibir a produção excessiva de óleos. A ingestão dela na via oral previne o câncer de pele.
A concentração ideal em hidratantes, séruns e outros produtos para a pele é de 2 a 10%, lembrando que para quem tem pele sensível o ideal é começar com concentrações mais baixas.
Ela pode ser combinada com outros produtos?
A resposta é CONSULTE SEU DERMATOLOGISTA PARA ISSO. Porém, já adiantamos que ela pode ser combinada com a maioria dos produtos sim. A única exceção é a vitamina C, já que, os dois juntos podem se neutralizar.
Elas não são excludentes, porém você deve dar um intervalo grande entre a aplicação de um e outro.
O produto possui efeitos colaterais e como eu sei se posso usá-lo?
Embora ela seja compatível com todos os tipos de pele, sim, há pessoas que possuem efeitos colaterais com a aplicação da niacinamida, pela liberação de histamina.
Por isso, faça um teste antes. Aplique uma pequena quantidade na parte interna do antebraço e deixe agir por 24 horas. Caso você tenha reações como formigamento, vermelhidão, coceira ou inchaço, ela não será indicada para você.
Niacinamida para acne, rosácea e vermelhidão.
A Niacinamida possui ações anti-inflamatórias e calmantes. Como ela restaura a barreira natural da pele. Isso auxilia na hidratação e na perda de umidade, aliviando os sintomas de rosácea e vermelhidão.
Com a pele mais hidratada e sem perda de umidade, há menos perda de água e, consequentemente, menos produção de óleo. Isso faz com quem a acne também fique controlada.
Niacinamida para manchas, pigmentação e rugas da pele.
A niacinamida possui efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a atenuar as manchas e reparar a pele. O aumento da produção de colágeno pelo produto tem várias consequências, entre elas: melhora na elasticidade e firmeza da pele, ajudando a diminuir o aparecimento de linhas finas e rugas.
Niacinamida para proteção contra os danos solares.
A niacinamida tem a capacidade de reconstruir as células saudáveis e proteger de danos futuros, ela aumenta a barreira da pele, que é a primeira linha de defesa dela, ajudando a proteger contra os raios nocivos UV. Porém o uso de protetor solar é base, por isso nunca deve ser esquecido.
Quais produtos devo escolher com a niacinamida?
Dê preferência aos produtos que não possuem enxague, como hidratantes ou na forma de soro. O mais indicado tem sido o The Ordinary, porém ele não é muito fácil de se achar no Brasil.
Você já conhecia a niacinamida? Jjá usa? Pretende testar? Conte aqui pra gente!