Já falamos algumas vezes sobre o Cropped aqui no blog e durante uma edição do SPFW, flagramos dois garotos usando o polêmico Cropped Masculino.
Homens já usavam cropped faz tempo!
Mas o que eu já esperava aconteceu… Começaram a surgir centenas de comentários cheios de preconceitos e até com um toque de homofobia.
E é isso que eu acho o mais maluco da moda masculina, que é bem diferente do universo da moda feminina. Um homem que resolve brincar com a roupa, certamente, irá sofrer algum tipo de preconceito. E geralmente irá para o lado sexual, dizendo que ele é GAY. (como se fosse um problema)
Porra, quer dizer que o que um cara veste reflete a sexualidade dele?
Eu queria entender qual é a lógica desse preconceito que existe nos homens brasileiros.
Aliás, vale a pena fazer uma pequena análise etimológica da palavra PRECONCEITO:
A palavra preconceito é formada pelo prefixo latino “pré” (anterioridade, antecedência) mais o substantivo “conceito” (opinião, reputação, julgamento, avaliação). O preconceito é, portanto, o conceito formado antes de se ter os conhecimentos necessários. É a opinião formada antecipadamente, sem maior ponderação.
Um cara que eu acho que reflete bastante essa brincadeira com a moda masculina é o Russell Brand, que já pegou várias gatas e foi ex da Katy Perry. Se ele morasse no Brasil, certamente, já teria apanhado na rua por parecer ser “gay”.
Você acha isso normal? Eu acho uma doença.
Eu já sofri diversas vezes o preconceito, principalmente quando resolvi brincar com a moda. Na minha época de cabelo comprido então, cansei de ser xingado na rua ou nas “baladas de hétero”.
Para mim um homofóbico não deve ser só preso, mas também tratado. Ele é um doente! Sim, doente! Ele consegue criar um conceito sobre algo que ele nem tem a certeza de que é verdade. E sua reação quanto a isso é xingar ou, no pior dos casos, querer partir para a violência.
Eu vi em um site GLS essa imagem de uma campanha que mostra como até os héteros estão sofrendo com a homofobia violenta:
Hétero, Gay, Bi, Pan, etc. Não importa, somos todos humanos.
Você teve raiva desses 2 rapazes de cropped do início do post? Vai se tratar!
Adorei! Parabéns pelo post! As pessoas precisam aprender a respeitar o gosto de cada um e se importar consigo mesmo.
Ótimo post!
Sugestão: Coloque as aspas no “parecer ser gay” e não somente no gay, pq ai faz sentido com o texto.