A maneira de se vestir acompanha, não só seus próprios gostos e tendências, mas também é influenciado pela cultura e o local em que você vive. Na moda, alguns países são considerados bem criativos e, com toda essa globalização, o acesso a informação acaba influenciando -e sendo influenciado- todo o restante do mundo. É o que está acontecendo com os orientais: os jovens têm uma característica de vestimenta tão peculiar, que estão cada vez mais influenciando outras culturas, assim como seus criadores, influenciando outros criadores, e assim por diante. Veja a seguir alguns looks de jovens de Xangai, maior cidade da China e uma das principais metrópoles do mundo. Pode não parecer, mas a riqueza de informações nas imagens podem influenciar bastante, e tudo depende do olhar que você decide tomar ao vê-las. Levar em consideração a cultura, o tempo e o lugar em que vivem é essencial para melhor aproveitamento da informação.
Muitas vezes as pessoas pegam a primeira peça que encontram, não se preocupam com a harmonia dos cortes, das cores e nem com o conjunto em si, e são vistas como fashionistas por apresentarem uma condição financeira elevada.
Outros, influenciados pela mídia e a falsa ideia de “estilo” tem esses indivíduos como “it boys/girls” e aplaudem algo que muitas vezes é puro desleixo.