Acessório clássico, assim como o paletó, blazer e o colete, a gravata borboleta pode sim ser incorporada em composições do dia a dia, formando estilosos e criativos looks casuais.
Encontradas nos mais diversos estilos, tecidos, estampas e acabamentos, elas são perfeitas para dar um toque de elegância e sofisticação à composição, sem abrir mão da ousadia. Quer adotar o acessório e não sabe como? Preste atenção nas dicas a seguir.
1. Para um look mais discreto, que não chame tanta atenção para o acessório, utilize uma gravata com o mesmo tom o mesma estampa da camisa. Isso fará com que ela se mescle com o conjunto e não roube a cena.
2. Em dias ensolarados escolha um modelo tão leve quando o restante do look, como cores claras, estampas leves como poá e tecidos apropriados como moletom e algodão.
3. Ouse: mix de padronagens sempre caem bem!
4. Estampas e cores são pensadas para looks casuais, o que significa que em ocasiões formais elas devem ser evitadas. Nestes casos, dê preferência para tons mais fechados como vinho, azul escuro, preto e marrom, chumbo e bordô.
5. Gravatas não precisam ser acompanhadas de outros itens de alfaiataria. Sinta-se, portanto, à vontade em usá-las com tênis e jeans.
6. Suspensório + gravata borboleta = look retrô lindo e estiloso. Lembrando que eles podem ou não combinar entre si, isso vai do gosto de cada um.
7. Colete + gravata borboleta = look retrô lindo. Aqui nem cor nem padronagem precisam combinar. Utilize do modo que se sentir confortável.
8. Combinar padronagem exige bom senso e não é a coisa mais fácil do mundo. Para não errar, procure sempre evitar conflito entre estampas, equilibrando desenhos mais pesados com desenhos mais leves. Por exemplo, se a sua camisa possuir listras grossas, harmonize com uma gravata de estampas miúdas e vice-versa.
9. Para ter um estilo preppy utilize o acessório com peças de alfaiataria.
10. Caso você decida usar sua gravata borboleta junto com o terno, dá pra brincar com lencinhos no bolso.
Fonte: Catraca Livre