Você pensa que é bonito ser feio? A moda ultimamente acha!

A moda, assim com muitos outros setores da arte, da cultura e da ciência, já percorreu os mais sinuosos caminhos. Inventou tudo que poderia inventar. Usou aquilo que até então chocaria até os mais ousados. Chamou a atenção com melancias nos pescoços. Despiu corpos. Cobriu com tecidos modelos fora do padrão. Colocou na passarela o desconhecido, o diferente e o inusitado. E o que fazer para vender, então?

O exato momento que estamos vivendo explica e muito bem tudo isso. Estamos “embaragando” a moda no sentido literal e pasmem, não é que o resultado está cool e legal? Sim, eu curto pakas e não acho que isso seja bater palma para louco dançar como muitos acham por aí.

O que mesmo tem feito a Gucci, a Balenciaga e a Vetements na moda? Não atônita, A La Garçone não fica muito longe por aqui também não.

Yessss, sabe aquela coisa que você olha e admira máster, mas não sabe de onde veio? Brechó, Eras Medievais? Ou será pós-modernidade ultra-descolada da new age da cena clubber reinventada? Difícil explicar até então as maluquices que estão sendo colocadas na passarela. Única coisa que é certa: aumento de vendas.

Tá, mas “você pensa que é bonito ser feio”? A moda acha, pensa e fecha assim. Não só fecha como isso já passou a ser como um lema. Porque o bonito, óbvio, certinho e perfeitinho já não atrai mais olhares, deixou de ser desejo e fez as vendas despencarem.

E assim se passou a busca do pensamento inverso. Em 2012, Dries Van Noten declarou que: “Não há nada mais entediante do que algo bonito.” Desde então ela cria e elabora coleções pautadas sobre tudo que não gosta, principalmente nas cores que odeia, com um único objetivo fugir do óbvio e surpreender a todos.

O grande Alexandre Michele faz isso melhor que ninguém. Com inspirações que fazem uma miscelânea de muita coisa e são carregadas de cores, acessórios, adereços e super cheio de detalhes. A estética mudou. Não sabíamos o que pensar então? No fim deu muito certo e até agora estão pedindo bis.

E a queridinha do momento então, sabem qual é? Sim, estou falando de Vetements. Orra, Demna Gvasalia desconstruiu medidas, inovou nas cores (vide o laranja em alta) e trouxe o over às ruas.

Raf Simons, na Balenciaga, cria e inova com tênis de astronauta (sim, que aquele o amiguinho da escola mais zoado usava e ninguém queria usar). Só que um detalhe, dessa vez todo mundo quer e paga caro. Por que não gente? Críticas a parte, acho super válido inovar e mudar.

Mau gosto para uns, modernidade para outros. Movimento de contestação da moda e objeto de desejo dos f”ashion victims”. Errado ou certo, não importa.

O que é belo para você? Sim, o que pode ser belo para você para mim pode ser feio e vice-versa. Logo, essa linha determinadora varia muito de gosto para gosto, opinião para opinião bem como destinatário final.

Certo mesmo é que as vendas vão indo bem, obrigado, de nada. Isso nada mais será que um novo ciclo da moda e, por acaso, eu curto muito e você?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Looks no Estilo Old Money

A tendência Old Money na moda é uma reverência elegante ao passado, inspirada pela sofisticação…

% dias atrás

Dicas para o seu barbear

Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos.…

% dias atrás

Dark Academia Aesthetic: A estética Cult com um toque Gótico

Dark Academia Aesthetic é um estilo, ou até um modo de viver, que existe há…

% dias atrás

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás