Como é bonito ver homem vestindo roupa social toda alinhada e como é péssimo saber que alguns caras ainda acham que usar roupa social é botar um paletó velho, fora de medida ou brecholento. Diga-se de passagem, que tem coisa de brechó muito bacana, mas tem coisa de brechó que parece de época ou não fica bem no seu corpo.
O ideal da alfaiataria é sempre usar peças alinhadas, bem cortadas e de tecidos bons (nada de muito sintético). Costumes sob medida, com alguns toques, como lenço no bolso, no intuito de se destacar na multidão e fazer sucesso até com o look mais simples.
Confira tudo que você precisa saber sobre o Traje Coquetel:
O que é o traje coquetel?
Traje coquetel é um código de vestimentas para homens, ou seja, algumas regras que você vai ter que se submeter quando a ocasião ou o evento pedir esse traje. Não é nem tão formal mas também não chega à informalidade do esporte fino.
O traje coquetel é indicado para eventos de trabalho, coquetéis, recepções de casamento, encontros e celebrações e pode variar de acordo com a estação do ano bem como de acordo com o local.
Mas para saber se é traje coquetel ou não, simples. Basta olhar o convite. Ele deve conter todas as informações.
Peças necessárias de um traje coquetel masculino
O combo do costume: paletó + camisa + calça + sapato social. Via de regra não sai disso.
As peças devem ser sempre sob medida. Nem muito justas. Nem muito largas. Os paletós ou blazers devem ter cortes modernos, seguir a quantidade de botões de época e as calças devem tocar o sapato.
Camisas sempre bem passadas, com golas pontudas e estruturadas. Embora a camisa branca seja a peça principal. Pode-se até explorar uma camiseta branca, preta ou cinza.
As calças podem até ser slim, mas nunca use jeans. Nos pés, o clássico Oxford é a melhor pedida. Os brogues e os mocassins também são ótimos para esse tipo de ocasião.
O traje coquetel como é um pouco menos formal, dispensa por vezes, as gravatas e opta por camisas com um ou dois botões abertos. Se você optar por usar gravatas, aqui temos a possibilidade de estampas, texturas e peças brilhantes.
Em contrapartida, como não há gravata, fica muito cool e estiloso botar um lenço no bolso. É muito importante ser criativo e explorar uma variedade de cores aqui.
No caso do cinto, pode-se usa-lo ou não. Mas se você for usá-lo, lembre-se de optar por materiais duradouros e de qualidade.
Traje coquetel de verão, inverno e praia
Aqui vamos ter que trabalhar com tecidos, cartela de cores e camadas.
No verão, cores claras como bege, azul claro e cinza. No inverno, cores escuras, como azul-marinho, cobalto e preto.
No verão sempre tecidos leves como o linho. Isso vale para praia, que pede calça clara, nas cores de pedra ou bege e camisa branca. Nunca use shorts ou tênis. Porém, é válido tirar o blazer e arregaçar as mangas.
No inverno, entram as camadas. Recomenda-se o uso de um suéter. Os sapatos podem ser trocados por botas chelsea.
O que fazer e o que não fazer em trajes de coquetel
O que fazer: opte por peças limpas e arrumadas, como uma camisa de botão branca e um terno escuro.
O que fazer: divirta-se com texturas e cores se o evento exigir.
O que fazer: certifique-se de que suas roupas estejam bem ajustadas e adaptadas ao seu corpo.
O que fazer: verifique novamente o código de vestimenta antes de se comprometer com uma roupa.
Não: Use tênis ou jeans – deixe isso para o bar!
Não: Vista melhor que o convidado de honra – opte por peças clássicas, para não exagerar.
Não: Use uma camiseta estampada para eventos mais casuais. Se você quiser mantê-lo descontraído, opte por estilos de bloco em preto, branco ou cinza.
Não faça: Use um smoking estritamente limitado a eventos de gravata preta.
Principais dicas para vestir trajes de coquetel
Verifique sempre o convite e o destino antes de começar – um evento de trabalho pode ter um código de vestimenta bem diferente de um casamento na praia.
Certifique-se de que o terno ou blazer que você está usando seja justo e ajustado ao seu corpo.
Atenha-se às cores neutras, mas não tenha medo de brincar com tons modernos, como carvão e cinza, para uma versão atualizada do clássico terno escuro.
Para eventos casuais, experimente alternativas de camisas, como camisetas e gola redonda com um blazer bem feito.
Você não pode errar com uma gravata. Isso reunirá todos os elementos-chave e poderá melhorar instantaneamente a formalidade de uma roupa.
Confie no básico: Você não precisa usar smoking para ficar bem elegante. Em vez disso, opte por um terno bem ajustado com peças-chave limpas para uma sensação atemporal.
Depois dessa, vamos tomar um drinque?