O streetwear é o novo luxo da moda

Um título como esse soa como um murro na cara das maiores grifes. Seria o mesmo que cavar a cova de muitas grifes que por anos viveram do máximo da alfaiataria. Os melhores cortes. Tecidos de qualidade. Acabamento impecável. Tudo isso vem ganhando uma nova redesignação e 2018 foi a maior prova disso.

Não sejamos tolos de acreditar que tudo aconteceu do dia para noite. Diferentemente da introdução do prè-à-porter (ou ready to wear) por Saint Laurent, o streetwear foi chegando aos poucos, em passo lentos, e ninguém fez nada para contê-lo. Ou melhor não seria possível fazer.

Os adultos de hoje formados pelos Millennials e pela geração Z ditaram mais que essa forma de consumir. Eles criaram um novo lifestyle. Há 10 anos não tínhamos essa onda de veganos perambulando com suas bicicletas. O scarpin preto não seria facilmente trocado por um par de Vans ou de Converse (muito mais confortáveis). Ninguém produzia cerveja artesanal e nada era tão gourmet como hoje. E trabalhar ou comandar grandes seria impossível fazendo home office de pijama em casa.

Fato é que gradativamente os tempos mudaram e a realidade é totalmente outra. Só que em 2018 nós pudemos ver isso com a mais nítida perfeição dentro da moda masculina. Nunca marcas de alta costura se renderam tanto ao streetwear. com Virgil Abloh na Louis Vuitton e Kim Jones na Dior, comandando o segmento masculino das duas marcas, protagonizaram os maiores burburinhos dentro da moda.

Há tempos que não se via isso. Aliás, pouco nos surpreendia até então. Era um entra e sai lascado de diretores criativos que na teoria culminavam com mudança de estética cujo resultado prático era nenhum ou senão o mesmo de sempre, pois nada mudava.

Pois é, em 2018 o streetwear virou o novo luxo e isso ficou escancarado para quem quisesse ver, ouvir ou até para que fosse esfregado na cara de quem não concordasse. Filas gigantes para se comprar um hoodie da Supreme. O novo cool seria ter um sneaker, cujo protagonista foi o Triple S da Balenciaga. E o Hype ficou por contas de peças que ninguém supunha que um dia serem vendidas pelo preço que foram, gerando dúvidas, controvérsias e muitas críticas. Bonés, bolsas, sneakers, hoodies, cintos e t-shirts by Off White, Gosha Rubchinskiy e Vetements. Os caras e as minas passaram a pagar vultosas quantias por peças do dia a dia.

Um logo virou uma relíquia ainda mais com as políticas implantadas pelas grifes do momento. O sistema de drops é a máxima do capitalismo (sem questionamentos, por ora).

Produz-se pouco, gerando exclusividade imediata. Mas não se engane, é por pouco tempo. Pois logo há algo novo, gerando um novo hype do momento. Pago porque acho legal e sou diferente. A questão é essa.

Paga-se mais por um tênis do que por um costume bem cortado. Inversão de valores? Jamais. As coisas mudam e isso já vem ocorrendo há algum tempo. E os espertos estão preparados para isso, pois há de se considerar que o streetwear é mais que uma forma de consumir, é um modo de vida.

Os alfaiates devem estar dando pulos de raiva. Mas há espaço para todos. E, com certeza, embora o streetwear seja a realidade presente, há quem já diga que logo tudo isso será negado pelas novas gerações. Será o retorno da fênix. Há prenúncios de que a alfaiataria ainda vai voltar com tudo.

Por ora, esbalde-se de conforto estilo, como se estivesse na sala de casa, no clube ou no shopping. E não se engane ou muito menos se confunda, o streetwear é muito mais que uma forma de consumir. É um novo meio de agir, pensar e ser.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Looks no Estilo Old Money

A tendência Old Money na moda é uma reverência elegante ao passado, inspirada pela sofisticação…

% dias atrás

Dicas para o seu barbear

Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos.…

% dias atrás

Dark Academia Aesthetic: A estética Cult com um toque Gótico

Dark Academia Aesthetic é um estilo, ou até um modo de viver, que existe há…

% dias atrás

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás