O que pensa o HOMEM BRASILEIRO sobre MODA e BELEZA

Em seu aniversário de 11 anos, a revista GQ encomendou ao Instituto Ideia uma pesquisa que desvenda a cabeça do homem brasileiro. O resultado foi uma pesquisa sobre “O que pensa o homem brasileiro”.

Trata-se de um levantamento inédito, com o mesmo rigor científico aplicado em pesquisas eleitorais e de mercado, com um panorama sobre temas como esporte, sexo, saúde e moda, a partir de 663 entrevistas com brasileiros do gênero masculino em proporcionalidade regional, social e etária, conduzidas em todo o país, entre 5 e 11 de abril.

Uma segunda pesquisa, feita à parte do estudo geral, levou algumas das perguntas do questionário para 298 homens de seis subgrupos indicados pela redação: farialimers (profissionais do mercado financeiro), gaúchos da fronteira (moradores de cidades na fronteira com o Uruguai), estudantes de Minastaxistas do Rioartistas da Bahia e profissionais do agro na divisa entre o Norte e o Centro-Oeste.

Confira o que pensa o homem brasileiro a respeito de moda e beleza masculina:

Meninos vestem azul e meninas vestem rosa?

O homem brasileiro não parece muito preocupado com isso: 90% usam ou poderiam usar uma camisa cor-de-rosa. Na pesquisa específica entre seis grupos, essa rejeição dá um salto entre os gaúchos da fronteira (18%) e cai a 3% com os artistas da Bahia. O grupo de talentos baianos, aliás, é mais aberto a experimentar na moda em comparação com os outros cinco pesquisados.

Cerca de 49% usam brinco e só 18% nunca colocariam o ornamento na orelha.

Cerca de 18% já aderiram ao esmalte nas unhas (algo que anda em voga entre muitos atletas, do basquete ao surfe) e 49% não veriam problema em testar a novidade. Já os farialimers, profissionais do mercado financeiro, preferem passar longe da manicure: 5% já pintam as unhas, 13% topariam testar a novidade e 82% nunca fariam isso.

A pesquisa questionou os entrevistados sobre receios ao se vestir. Metade dos homens (51%) diz que evita parecer gay quando escolhe suas roupas. Esse número é expressivo mesmo entre os homens bissexuais (50%) e homossexuais (23%) que responderam ao levantamento.

ESTILO COTIDIANO

Ainda sobre estilo, ver as horas no celular não é o bastante: 64,2% dos homens brasileiros usam relógio, um número que vai a 70% entre os entrevistados com ensino superior. O hábito não se perdeu na geração Z: a adesão é de 62%, e só 4% rejeitaram usar o acessório.

A indefectível correntinha também segue em alta, usada por 38% (chegando a 47% na turma mais jovem) e rejeitada apenas por 13% dos cavalheiros.

O cuidado com a pele (nem que seja um protetor solar, fundamental para o dia a dia) tem potencial de crescimento: 63% passam algo no rosto, mas outros 32% poderiam aderir a uma rotina de skincare.

Agora você já entende um pouco o que se passa na cabeça do homem brasileiro quando se trata de moda e beleza.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

Guilherme Cury

34 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

Deixe seu comentário:
Compartilhe
Publicado por
Guilherme Cury

Posts recentes

Inspiração: Trench Coat

Umas das tendências para os dias mais frios é o Trench Coat. Pensando nisso, trouxe…

% dias atrás

Converse lança tênis estampado do Woodstock (Snoopy)

Fã de Converse? Ou Fã de Snoopy e Cia? Certo é que você pode ser…

% dias atrás

5 principais erros sobre Perfumes que muitos homens cometem

Apesar de muitos homens usarem perfume diariamente, existem alguns erros que a maioria ainda comente…

% dias atrás

Dicas de moda masculina que vão melhorar seu visual

A velha máxima do "sempre dá para melhorar" vigora para todo o sempre. E é…

% dias atrás

Ephemeral: A tatuagem que desaparece depois de um ano

O conflito de muitas pessoas ao decidir fazer uma nova tatuagem ou mesmo a primeira…

% dias atrás

Tendências de Outono/Inverno da Gringa mas que já podemos adotar!

Há uns 3 anos os desfiles estavam retirando a questão das estações e as peças…

% dias atrás