comportamento

Moda e Luxo são sinônimos?

Antes de respondermos a qualquer indagação temos que entender o que é moda e o que é luxo.

O professor de história da moda, João Braga, recentemente em seu Instagram conceituou o que seria moda. Segundo o membro da academia de moda, a palavra significa o gosto que esteja em vigência em um determinado período de tempo. Logo, a palavra moda não se refere apenas à roupa, mas sim tudo aquilo que transitoriamente se esteja usando ou esteja em alta, seja ele, um tipo de som, uma comida ou um destino de viagem etc.

Já luxo segundo o dicionário significa: 1) Maneira de viver caracterizada pelo gosto do fausto e desejo de ostentação, por despesas excessivas, pela procura de comodidades caras e supérfluas; 2) Qualquer bem, objeto caro que origina despesas supérfluas, ou seja, luxo sempre esteve associado a dinheiro, riqueza, poder, ostentação bem como ao singular, único e escasso.

Obviamente que qualquer pessoa responderia que moda não é sinônimo de luxo. Embora, muitas marcas, grifes e principalmente à alta costura queiram nos confundir, de uma forma que passamos a entender a moda como significado de luxo. Moda é linguagem, expressão, inclusão, design, criação e criatividade, ao passo que, o luxo está ligado ao valor, ao material, ao restrito e ao escasso.

Porém, com a era dos influenciadores, cada vez mais, ao lado das marcas têm buscado passar a ideia de “eu uso a marca x, ou o logo z ou possuiu tantos tênis e x bolsas. Logo, estou na moda ou faço parte da moda.”

E moda não é nada disso. Moda é cultura, arte, linguagem, que pode estar inserida nessas peças, mas nem sempre só porque são de marca estão na moda ou são da moda. Tem muita peça cara fora de moda, que ainda não contribui com o meio ambiente. Que custa caro e vale pouco. Que não dá as mínimas condições de trabalho aos seus funcionários. Que é gritante. Que é feia. Que o material é ruim. E assim vai…

Moda é expressão cultural e artística e não um lifestyle de luxo, que alimenta o desejo  e o consumo. Por isso, não caímos na cilada que a geração pós-moderna, os Gen Z estão criando de quanto custa o seu look? Criando a falsa noção e concepção de moda e luxo como sinônimos.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como aplicar protetor solar corretamente

Um produto que não é negociável dentro da rotina skincare é o protetor solar. Sua…

% dias atrás

Melhor perfume masculino do mundo

Definir qual é o melhor perfume masculino do mundo é uma tarefa desafiadora, pois o…

% dias atrás

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Os 5 perfumes importados masculinos mais procurados

Helloo galereee, hoje vamos tratar daquele assunto que é paixão nacional: perfumes importados masculinos. Vamos…

% dias atrás