Na perfumaria existe o termo “Família Olfativa”, que na verdade é a categorização dos estilos de fragrâncias.
Conheça quais são as principais famílias olfativas e suas características nos perfumes:
Fougère (Aromática)
Traz uma sensação vibrante, natural e fresca. Assim são as fragrâncias Fougères, também conhecidas no mercado nacional como Aromáticas. As fragrâncias Aromáticas são sempre criadas com base em acordes de Lavanda, Sálvia e Menta com um floral Gerânio. A família evoluiu combinando-se notas frescas, cítricas, verdes, herbais, florais, frutais e amadeiradas.
Floral
É uma família muito rica olfativamente. De forma sintética ou natural, costumam ser elegantes e ter muita personalidade, podendo oferecer delicadeza ou sensualidade. Como o nome já diz, remete às fragrâncias com notas de flores.
Cítrica
Composta principalmente de notas cítricas (Limão, Bergamota, Tangerina, Mandarina, Laranja, Grapefruit, Lima) combinado a ervas aromáticas (Tomilho, Sálvia, Menta, Alecrim, Anis). O resultado são fragrâncias frescas, revigorantes e ideais para dias mais quentes.
Frutal
É uma fragrância bem versátil, que pode ter sua personalidade explorada de diversas formas, de acordo como cada nota da fruta é usada. Promove uma sensação vibrante e de jovialidade.
Amadeirada
Presente com bastante intensidade nos perfumes masculinos. Elas são consideradas clássicas, elegantes e sofisticadas. São confeccionadas com base em notas de madeiras nobres como Sândalo e Cedro, bem como Vetivér e madeiras cremosas como Cashmeran.
Especiada
As especiarias trazem personalidade na perfumaria. Podem ser quentes, como a canela e o cravo, que dão uma característica mais rústica e envolvente, como também podem ter uma personalidade mais fria, com o gengibre e o cardamomo, que têm características mais vibrantes e efervescentes.
Oriental
Ganham esse nome pois possuem notas que fazem lembrar os “odores do Oriente”, como as resinas adocicadas, os bálsamos da Arábia, as especiarias da Índia, as notas como o Âmbar, Almíscar (Musk) associados ao Sândalo e à Baunilha. Desta maneira, as fragrâncias orientais deixam um grande rastro. Transmitem mistério, exotismo e sensualidade.
Gourmand
A palavra faz referência à “gula” do francês e que, na perfumaria, traz a ideia de itens da gastronomia que fazem salivar (como mel, baunilha, sobremesas, etc). As notas olfativas, geralmente, são mais quentes e cremosas, e promovem uma sensação confortável e mais adocicada na fragrância.
Chypres
As fragrâncias chypres são consideradas elegantes e sofisticadas. O chypre é uma combinação de flores e notas de madeiras como o Patchouly, o Vetiver e Musgos, podendo conter também notas de Couro.
Pirâmide Olfativa
Todo perfume traz uma combinação de notas que resultam em uma determinada fragrância.
A Pirâmide Olfativa na verdade é a construção de uma fragrância, que é dividida por três grupos diferentes de notas olfativas (fundo, corpo e saída), que são classificadas pelo peso molecular de cada nota.
Notas de Cabeça ou Saída: Por serem as notas mais leves, frescas e voláteis, são as primeiras notas que sentimos. São resposáveis pelo impacto inicial do perfume e podem ser compostas por notas cítricas, frutais, verdes e marinhas.
Notas de Coração ou Notas de Corpo: Pode ser considerada como o corpo do perfume, o seu tema principal. São menos voláteis. São perceptíveis entre 1h a 2h após a aplicação.
Notas de Fundo: O último acorde a ser percebido. São notas mais densas e substanciais como, por exemplo, as notas amadeiradas e resinosas. Mescladas às demais notas, dão a identidade final ao perfume.