Como inserir o blazer no dia a dia (e adaptá-lo ao seu estilo)

Uma das primeiras peças que o homem inclui no armário logo após sair da faculdade ou ganhar aquela promoção no trabalho, é o blazer. Ele é a peça que representa a maturidade e a responsabilidade do homem. Vem, na maioria das vezes, junto com o restante do traje “oficial” do ambiente de trabalho formal: terno, sapato social e gravata. Eu não sou do meio corporativo e, por isso, nunca adotei a peça para o meu dia-a-dia.

Aqui no Brasil a gente tem a mania de pensar de que existem somente dois trajes para o homem: o do trabalho e o para sair nos finais de semana. Mas a história vai muito além e eu descobri que o blazer é uma peça muito útil para as mais diversas situações e não necessariamente precisa ter aquele mood careta e certinho. Adotá-lo pode ser a maneira que você procura para dar um upgrade na roupa do dia-a-dia e deixar o look pronto para circular em qualquer ambiente.

Se você pensa em adotar o blazer para transmitir uma imagem mais sóbria (trabalho novo, reunião com cliente, eventos mais “sociais”) ou simplesmente adotar uma postura mais adulta no seu círculo de convívio sem correr o risco de parecer “coxinha” ou ter aquele visual arrumadinho-sem-graça, fique de olho nas dicas abaixo e veja como não é nada de outro mundo. As dicas vão para cada estilo de homem: básico, estiloso, fashionista, casual e rocker.

1. Básico

O homem básico não costuma se preocupar com a combinação de peças. Por isso, geralmente o blazer cinza é o ideal, por combinar com todas as cores. Ele não é tão formal quanto o preto e pode vir acompanhado de peças muito simples como camisetas lisas, calças jeans reta e tênis esportivo (peças já conhecidas e usadas por homens desse estilo). Repare na foto abaixo: o visual é simples, natural e muito adequado tanto para ambientes de trabalho quanto para lugares mais casuais. O bom do estilo básico é que a preocupação com cores, tecidos e moda, fica em segundo (talvez terceiro ou quarto) plano, e o blazer atualiza o visual sem o menor esforço.

2. Estiloso

O homem estiloso já sabe ousar um pouco mais, e de forma muito natural. Sabe usar um óculos escuro e combiná-lo com a roupa, opta por calçados diferentes e se preocupa que a combinação de peças esteja harmônica. Gosta de estampas mais discretas, mas prefere não combiná-las entre si. O blazer, para esse estilo, é um plus no visual e pode vir acompanhado de bermudas, calçados da moda e estampas discretas. invista na combinação!

3. Fashionista

O fashionista está por dentro das tendências de moda e sabe o que está sendo usado pelo street style. Na medida em que se inspira e busca informações em sites, revistas e blogs, aprimora seu visual e se permite arriscar mais. Não existe um blazer ideal para esse estilo. Se a peça for mais larga, justa ou tiver cores mais fortes e estampas, o fashionista vai saber adaptá-lo e ter as peças certas para combiná-lo. Uma dica é sobrepor à peças simples, e não necessariamente vesti-lo: além de ser uma maneira atual de usar a peça, se mostra adequada para a instabilidade do inverno brasileiro. Mas cuidado: é preciso saber manter a pose!

4. Casual e confortável

A prioridade para esse estilo de homem é estar com peças confortáveis e que tenham um bom caimento e tecidos. Atualmente há blazers em moletom e linho, que caem como uma luva para o estilo casual e despretensioso. É uma maneira nada básica de vestir-se, porém demonstra que a preocupação no visual é com o bem-estar. As cores claras são as mais escolhidas, e podem sobrepor-se tanto a peças escuras quanto da mesma tonalidade.

5. Rocker

O rocker tem atitude e personalidade. O blazer faz as vezes da jaqueta de couro que, muitas vezes, não são bem vistas em alguns ambientes. O ideal é resgatar o estilo rockabilly, que esteve em voga nos anos 1950, e investir em blazers com modelagem slim. Combine a calça skinny já conhecida pelo estilo rocker, sapatos como brogue ou botas e camisetas básicas (pode até ser de banda). O plus do estilo é investir em peças estampadas, como o xadrez da imagem abaixo.

Dhyogo Oliveira

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Os looks básico e casual / confortável são os que mais me agradaram.Mas ai é questão de estilo até porque nem sou um fashionista nem tampouco rocker, portanto pra mim ficaria fake e sem sentido esses dois. Mas não acho fácil usar blazer não. Ou vc corre o risco de ficar moderninho demais ou com cara de careta de escritório. Mas ai acho que vai o segredo.Nesse look básico que vc postou todas as outras peças quebram a aspecto mais formal que o blazer poderia dar.Mas vc não acha que é meio difícil acertar o ponto com blazer? Mas eu continuo tentando...risos..O caimento também é pulo do gato. Se for mais comprido fica tiozão e se for aquele em que o defunto era bem maior fica muito SPFW...Que dilema não?

    • Valter, eu concordo contigo. QUE DIFÍCIL ACERTAR O PONTO. Blaser é muito difícil pra mim, diversas vezes provei e saí da loja insatisfeito, nunca sei como e quando usar quando acertar, parece sempre errado, mas nos outros parece tão certo. Eu tenho um no armário, ganhei e usei uma ou duas vezes, tô pensando em mandar pro alfaiate pra ajustar um pouco, deixar menor.

  • Gosto de me vestir bem e adoro o estilo clássico. Porem tenho 19 anos e não posso me vestir como um homem maduro. Foi a partir dai que passei a criar minhas próprias camisas, dando minha cara Fashionista a peça. Sou adepto do blazer e crio meu estilo clássico para cada ocasião.

  • Nossa, ha muito tempo esperava ler um texto assim, realmente muito bom, parabens e obrigado.

    Eu particularmente procuro ser mais discreto, porém sem abrir mão do estilo, por isso os looks dos estilos basico e casual caem como uma luva !!!

    Abraços.

    • Tenta procurar lojas como Tevah (franquia pelo Brasil inteiro), zara. Se tiveres sorte, até lojas como Renner e Riachuelo tem alguma coisa, principalmente nestes últimos anos, em que tais lojas tem investido mais em peças desse gênero.

  • Gostaria de saber quando usar um blazer jeans, pois tenho um e quase nunca uso por achar que não esta combinando.

  • Fala Dhyogo, parabéns pelo artigo!

    Realmente conseguir acertar o ponto em um blazer é muito difícil, confesso que ainda não me sinto a vontade para usar um por questões de não saber mesmo qual irá combinar, mas agora com esse post já pude me nortear um pouco, e vou no estilo casual/confortável, que parece ser o mais "neutro".

  • Eu sempre procuro um estilo mais neutro, aquele modelo com shorts jeans por exemplo eu não me sentiria a vontade hehe mas o restante ficou muito bacana

Posts recentes

São Paulo Fashion Week Nº53 (Festival SPFW + IN-PACTOS 2022)

Entre os dias 31 de maio a 4 de junho acontecerá mais uma edição do…

% dias atrás

Nostalgia: 20 peças que eram febre nas décadas de 80 e 90

Você, assim como eu, nasceu entre 80 e 90? Então você vai sentir uma grande…

% dias atrás

Como introduzir cores no seu visual

Gente, preto é tudo. E para mim só tem um defeito: esquentar mais que as…

% dias atrás

Inspiração: Trench Coat

Umas das tendências para os dias mais frios é o Trench Coat. Pensando nisso, trouxe…

% dias atrás

Converse lança tênis estampado do Woodstock (Snoopy)

Fã de Converse? Ou Fã de Snoopy e Cia? Certo é que você pode ser…

% dias atrás

5 principais erros sobre Perfumes que muitos homens cometem

Apesar de muitos homens usarem perfume diariamente, existem alguns erros que a maioria ainda comente…

% dias atrás