Camisa social pra fora da calça ou bermuda

Camisa social, por si só, já carrega um ar de seriedade e de formalidade inerente à peça. O que vai diferenciar o seu uso por fora são alguns aspectos, tais como:

• Local ou ambiente em que irá usá-la (óbvio que é um ambiente menos formal ou fora dos ambientes de trabalho/corporativo);

• O corte da peça conta também. Há cortes que são totalmente sociais e ficam impossíveis de serem usadas de uma forma mais descontraída;

• O tipo de tecido também influenciam. Tecidos naturais como algodão, seda e linho são propícios a ficarem mais soltos. Ficando mais fácil de usar a camisa por fora da calça ou bermuda.

• Estampas. Quando se fala em camisa social temos a associar a peça a tecidos lisos. Nem sempre é assim. Micro estampas e listras são bem comuns. Daí a necessidade de interpretação da peça é necessária. Certos tipos de listrados não combinam com ar despojado.

• Lembre-se que usar camisa por fora se relaciona ao seu estilo. Atualmente estamos vivendo um back 80’s que tem pedido camisa e até camiseta por dentro da calça.

• Esqueça as calças sociais. Use com jeans, calças chino e até uma sarja.

• Com relação aos botões, mais uma vez voltaremos ao quesito estilo. Um hipster deixaria todos os botões fechados, mas como se trata de peça social, o melhor é abrir um único botão para não parecer o burguês da esquina que usa os botões abertos para mostrar o peitoral e as correntes de ouro.

• Vamos nos atentar ao comprimento da peça. Acredito que uma boa marca dispense esse cuidado, uma vez que os padrões de produção já trazem tamanhos adequados. Porém, lembre-se ao experimentar uma camisa de que ela não deve ficar curta demais a ponto de subir quando você se senta e aparecer a barriga ou longa demais como se fosse long. Não tem camisa social long line não. E creio que nem teremos, viu (porque a peça é formal demais para isso). A peça deve no máximo tampar apenas o cavalo de calça.

• Posso dobrar as mangas? Sim, deve se a camisa for de manga comprida. As dobras nem possuem regras. Enfim já ensinamos como fazê-lo (confira aqui).

• O sapato social sai de cena. Docksides, mocassins, tênis e até monk traps, coturnos, chelseas ou qualquer calçado mais informal são melhores para a ocasião.

• Atente-se aos modelos. As camisas slim tendem a ficar mais bacanas em visuais arrojados.

• Os acessórios ajudam a mudar o visual e deixar os looks mais longe da formalidade.

Essas são algumas dicas para quem quer pegar aquela camisa social do dia a dia, mas ainda não sabe como vesti-la fora do ambiente de trabalho, botando-a por fora da calça e de uma forma que ela fique bacana. O que achou? Você usa? Combina com seu estilo? Com as dicas já dá para sair usando?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Looks no Estilo Old Money

A tendência Old Money na moda é uma reverência elegante ao passado, inspirada pela sofisticação…

% dias atrás

Dicas para o seu barbear

Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos.…

% dias atrás

Dark Academia Aesthetic: A estética Cult com um toque Gótico

Dark Academia Aesthetic é um estilo, ou até um modo de viver, que existe há…

% dias atrás

5 dicas para ser um homem mais cheiroso da cabeça aos pés

Hummm!!! Sinto cheiro de conteúdo bom no ar e se esse texto apareceu para você…

% dias atrás

Perfumes Masculinos que são Afrodisíacos

Sabia que existem perfumes masculinos que são afrodisíacos? Perfumes afrodisíacos são fragrâncias com o poder de…

% dias atrás

Rotinas de cuidado que você esquece de fazer, mas que podem mudar sua vida!

Impactante demais achar que uma simples rotina de cuidado mudará sua vida. Mas muda viu,…

% dias atrás