Camisa social pra fora da calça ou bermuda

Camisa social, por si só, já carrega um ar de seriedade e de formalidade inerente à peça. O que vai diferenciar o seu uso por fora são alguns aspectos, tais como:

• Local ou ambiente em que irá usá-la (óbvio que é um ambiente menos formal ou fora dos ambientes de trabalho/corporativo);

• O corte da peça conta também. Há cortes que são totalmente sociais e ficam impossíveis de serem usadas de uma forma mais descontraída;

• O tipo de tecido também influenciam. Tecidos naturais como algodão, seda e linho são propícios a ficarem mais soltos. Ficando mais fácil de usar a camisa por fora da calça ou bermuda.

• Estampas. Quando se fala em camisa social temos a associar a peça a tecidos lisos. Nem sempre é assim. Micro estampas e listras são bem comuns. Daí a necessidade de interpretação da peça é necessária. Certos tipos de listrados não combinam com ar despojado.

• Lembre-se que usar camisa por fora se relaciona ao seu estilo. Atualmente estamos vivendo um back 80’s que tem pedido camisa e até camiseta por dentro da calça.

• Esqueça as calças sociais. Use com jeans, calças chino e até uma sarja.

• Com relação aos botões, mais uma vez voltaremos ao quesito estilo. Um hipster deixaria todos os botões fechados, mas como se trata de peça social, o melhor é abrir um único botão para não parecer o burguês da esquina que usa os botões abertos para mostrar o peitoral e as correntes de ouro.

• Vamos nos atentar ao comprimento da peça. Acredito que uma boa marca dispense esse cuidado, uma vez que os padrões de produção já trazem tamanhos adequados. Porém, lembre-se ao experimentar uma camisa de que ela não deve ficar curta demais a ponto de subir quando você se senta e aparecer a barriga ou longa demais como se fosse long. Não tem camisa social long line não. E creio que nem teremos, viu (porque a peça é formal demais para isso). A peça deve no máximo tampar apenas o cavalo de calça.

• Posso dobrar as mangas? Sim, deve se a camisa for de manga comprida. As dobras nem possuem regras. Enfim já ensinamos como fazê-lo (confira aqui).

• O sapato social sai de cena. Docksides, mocassins, tênis e até monk traps, coturnos, chelseas ou qualquer calçado mais informal são melhores para a ocasião.

• Atente-se aos modelos. As camisas slim tendem a ficar mais bacanas em visuais arrojados.

• Os acessórios ajudam a mudar o visual e deixar os looks mais longe da formalidade.

Essas são algumas dicas para quem quer pegar aquela camisa social do dia a dia, mas ainda não sabe como vesti-la fora do ambiente de trabalho, botando-a por fora da calça e de uma forma que ela fique bacana. O que achou? Você usa? Combina com seu estilo? Com as dicas já dá para sair usando?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

17 Tatuagens que cobriram imperfeições na pele de forma criativa

Muitas pessoas sofrem com imperfeições existentes na sua pele... Seja uma cicatriz, uma marca deixada…

% dias atrás

Como saber se uma mulher está apaixonada?

Quando as mulheres se apaixonam, querem compromisso, exclusividade, intimidade, entre outras coisas. Uma mulher apaixonada…

% dias atrás

Camisa de Time: Como usar nos seus looks

Quem diria que as famigeradas camisas de times de futebol seriam bem vistas pela moda?…

% dias atrás

Traje Esporte Fino Masculino: O que usar

Você recebeu um convite que pede o uso do traje Esporte Fino  e bateu a dúvida…

% dias atrás

Looksmaxing: O que é e como usar a seu favor

Nossa Senhora Aparecida, mas que palavrão é esse? Inventam cada nome, né! Looksmaxing nada mais…

% dias atrás

Como se vestir bem depois dos 50 anos

Estamos envelhecendo, galera... A cada minuto de cada dia. Faz parte da vida e não…

% dias atrás