A internet continua sendo uma grande sensação para todas as pessoas, por proporcionar diversos tipos de entretenimento. Cada vez mais pessoas consomem conteúdo online e esse é um dos motivos pelo qual o YouTube se tornou uma grande aspiração profissional.
Referência na área, Brancoala é youtuber há quase dez anos e acompanhou o crescimento do site ao longo dos anos. Hoje, com um canal consolidado, apresenta temas voltados à família, e conta com visualizações de pessoas de todas as idades, mas chama atenção mesmo dos mais jovens, devido aos seus vídeos divertidos. “Posso dizer que vivenciamos muito a questão da nossa audiência se espelhando nos produtores de conteúdo e querendo seguir esse caminho, não só porque é algo divertido de se fazer, mas também por ser rentável”, explica.
Mas assim como qualquer carreira, é preciso uma boa preparação e também consciência além da vontade de crescer. Outro ponto importante é entender que a internet é um ambiente hostil e por isso ter habilidade emocional, para saber lidar com os “haters”, faz parte do aprendizado.
“Por mais que o produtor entregue um conteúdo de qualidade e muito bem pensado, há quem simplesmente poste comentários repletos de críticas sem sentido ou maldosos, sem fundamento algum”, aponta Brancoala.
Existem alguns fatores que são primordiais para quem se interessa pela área. “Cada pessoa faz as coisas da própria maneira, seja um youtuber ou dentista. É claro que existem processos, mas a expressão pessoal é muito mais evidente para pessoas que criam, por isso eu acredito que é essencial também seguir suas próprias ideias, até mesmo para se sentir mais à vontade no momento de gravar e interagir”, explica.
Outras dicas do youtuber são voltadas para questões técnicas, conteúdo e, inclusive, o marketing por trás das visualizações. No início, o alcance orgânico dos vídeos não é muito alto e por essa razão é interessante se atentar para os detalhes: uma boa edição, divulgação constante nas redes sociais e também boca a boca, estar sempre interagindo com a audiência e ser consistente faz toda a diferença. Postar vídeos esporadicamente não faz com que as pessoas permaneçam interessadas, então é essencial manter uma agenda.
Em relação ao marketing, o ideal é ficar de olho nas tendências. Atualmente, algo que aumenta consideravelmente o número de visualizações é o SEO, técnica de otimização de pesquisas que possibilita alcançar um posicionamento privilegiado em buscas de forma orgânica. “Toda a formatação do conteúdo que está no vídeo pode ser otimizado, desde o título, descrição, tags, links e até mesmo a thumbnail são itens que podem ajudar a melhorar ou reduzir o público do vídeo. Captar a essência dessa técnica é muito simples e há diversos textos na internet”, finaliza.