Entrevista de Emprego é algo que a maioria das pessoas vai ter que fazer na vida. E nada é mais natural do que ter dúvidas em relação ao que vestir, principalmente quem tem um estilo mais criativo.
Por isso, vou compartilhar algumas dicas de moda masculina que podem ajudar neste momento.
A primeira impressão é a que fica.
A grande maioria das pessoas que são contratadas são as que o entrevistador tem empatia na hora que entram na sala de entrevista. Tudo que o entrevistado disser depois disso só irá confirmar a empatia que o entrevistador teve no momento inicial. Portanto, a forma como você irá vestido influenciará muito para sua contratação.
Claro que suas habilidades profissionais farão com que você seja chamado para a entrevista, e que sua desenvoltura confirmará esta empatia, mas a primeira impressão é fundamental. Por isso, quando for selecionado para ir até a empresa de seu interesse, procure saber sobre o ambiente, se é formal ou informal. Procure conversar com pessoas que trabalhem lá, que você conheça, para entender como se vestem, e a partir daí pense no seu look.
Também pega mal ir muito mais arrumado do que todo mundo, por exemplo, se é um ambiente mais informal e todos trabalham de jeans e camiseta, e você aparece de terno e gravata. Por isso, além de saber profissionalmente como a empresa se posiciona no mercado, é fundamental conhecer o dress code, até para que saibam que você se encaixa naquele ambiente.
Chegue mais cedo.
Programe-se para chegar com 40 minutos de antecedência, porque, além de pegar mal para sua a imagem profissional se você se atrasar, vai te deixar desconfortável. Se você tiver que correr para chegar ao local, você pode ficar deixar suado, amassado e até desarrumado. Os entrevistadores percebem este tipo de instabilidade, portanto, ao chegar antes do horário, você consegue uns minutos extras para se familiarizar com o local, ir a banheiro, conferir se sua aparência está alinhada, etc.
Escolhendo o look.
Com relação aos looks, escolha peças que tenham a ver com seu segmento de trabalho, mas claro, sempre respeitando seu estilo pessoal nos detalhes.
Para aqueles que trabalham em ambientes mais criativos, não tem problema usar calça jeans ou chino, por exemplo, mas lembrando que é a primeira impressão que você está causando, portanto, é importante estar na sua melhor versão e o mais profissional possível.
Selecionei algumas sugestões de looks para entrevistas, com base no segmento de trabalho:
Ambiente criativo
Pra quem está buscando uma vaga no mundo da moda e das artes, a forma de se vestir é uma maneira de mostrar sua criatividade, por isso, seu look, deve mostrar sua habilidade de entender cores, de valorizar seu tipo físico e seu estilo, além de parecer profissional.
Ambiente informal
Mesmo que o ambiente no qual você esteja interessado em trabalhar não tenha um dress code rígido e não exija muita formalidade, você está indo para uma entrevista de emprego, portanto é importante manter um visual alinhado e elegante, para causar boa impressão. Por isso, investir em uma boa camisa, um blazer, um tênis casual ou um mocassim, sempre causarão boa impressão.
Ambiente formal
Uma forma de trazer estilo pessoal e informação de moda para os looks formais, é usar acessórios como meias coloridas, pulseiras, relógio, gravatas com estampas discretas, mas que fazem diferença.
Boa sorte nas entrevistas!