Estamos aqui para lhes provar que o streetwear e as empresas de fast-food caminham juntos, andam de mãos dadas e se possível se relacionam.
Nem será tão difícil provar isso e logo vocês verão o porquê. Qualquer semelhança aqui não é mera coincidência. Os modelos se cruzam, se interligam ou se copiam. Na real, vender camiseta ou vender lanche, hoje em dia, é tudo a mesma coisa.
Vamos então às semelhanças. As empresas de streetwear mais famosas como Supreme, Vetements e outra mais, assim como, Mc Donalds, Pizza Hut ou Bob’s trabalham com a ideia de escassez, exclusividade, lançamentos limitados e surpreendentes, bem como colaborações especiais.
Por aí já deu para ver que é tudo igual, só muda o nome. Mas isso foi só um apanhado do que está por vir. As semelhanças ainda nem começaram.
Tanto um quanto o outro trabalham com opções básicas e consistentes. Não entendeu? Funciona assim eu vendo uma camiseta básica com o logo da marca ou um com mero detalhe, o mesmo se dá no lanche que é comum, mas tem um acréscimo. São poucas opções e aquelas consistentes. Não dá para ir muito longe.
Para isso você desembolsa além do normal que a peça valeria, muitas vezes 10 vezes mais do comum ou até mais. É a famosa logomania que prevalece.
Os fãs de Mc Donald’s toda vez que saem insistem e repetem as refeições no mesmo local, assim como fãs ávidos de marcas como Supreme que aguardam lançamentos, gritam, choram, esperneiam para ter a próxima a camiseta da coleção e ficam horas na fila para comprar uma nova versão de uma peça de roupa.
O que são na realidade as empresas de fast-food? Na realidade a maioria vende lanches rápidos, mas cada uma com sua versão sofisticada. E as empresas de streetwear idem. Todo mundo vende camiseta, hoddie e sneakers. O que mudam são apenas o design, a extravagância, o tamanho e o logo.
Você já parou para pensar que sempre tem um rapper colaborando com as marcas de roupa hypadas e que os lanches ou sorvetes sempre ganham colaborações de outras marcas? O Mc Donald’s sempre faz parcerias para o McLanche Feliz ou sorvete. Já a adidas chama, nada menos nada mais, que Kanye West. E assim vai.
Lançamento limitado é apelido. Estamos falando de lançamentos escassos. A coisa já nasce esgotada. É tão rara, mas tão rara que vira loucura.
Enormes filas, pessoas brigando e comoção geral por uma peça de roupa totalmente rara ou um prato que já nasce extinto no cardápio. Pode reparar a técnica é sempre a mesma, brinquedos que se esgotam no McLanche Feliz ou tênis para meia dúzia ver.
Tendência é tendência, né. Já nasce com dia e hora marcada para morrer. Mas a questão não é essa, mas sim que tanto as marcas de streetwear quando as redes de fast-food são campeãs. Bobeou dançou, não levou ou experimentou.
Tudo é criado e planejado para ser muito rápido. Na velocidade da luz. Se hoje deu vontade, compre. Pois amanhã, pode ser que, já não terá mais a mesma oportunidade.
Vejam como o sistema de marketing e venda é muito igual. Percebam que é tão igual e que os dois segmentos se casam tão bem que não raras as vezes que estilistas como Jeremy Scott usam redes de fast-food em suas coleções ou fazem desfiles no espaço das redes o inverso também é verdadeiro. Redes de fast-food pedindo para estilistas assinarem e criarem logos, caixas e peças.
É o casamento ideal: Fast-food com streetwear. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Os métodos e práticas de marketing e venda são idênticos, Só bobo que não vê.
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