principais modelos, com as suas criações excêntricas, arrojadas e inovadoras. E, no entanto, esquecemo-nos de uma das principais fontes de inspiração que influencia a moda masculina: o esporte.
A relação entre esporte e moda masculina é muito próxima, com ramificações que vão até lá muito atrás no tempo. E, sem o sabermos, estamos a perpetuar essa ligação de forma mais ou menos involuntária, seja quando vemos esporte, quando lemos as notícias sobre os nossos ídolos ou quando apostamos online em sites como o 22bet e outros semelhantes. Os grandes esportistas tornam-se ídolos das massas e em todo o mundo crianças, jovens e homens copiam-nos, querendo ser como eles. E as principias marcas de vestuário e calçado aproveitam para capitalizar esse crédito acumulado, estendendo essa influência à roupa e aos acessórios.
A história da relação entre moda masculina e esporte começou com Coco Chanel, uma das estilistas mais geniais da história da moda. Foi ela a grande percursora da alta costura e da moda moderna, responsável em grande parte or nos vestirmos como nos vestimos hoje em dia.
Coco Chanel importou para as suas criações o tweed britânico, utilizado pela aristocracia nas suas competições de caça. Foi uma espécie de dupla cajadada: não só democratizou o tweed, como Coco Chanel retirou este modelo de vestuário do esporte e o convencionou para o dia a dia.
É um dos modelos mas bem sucedidos de toda a história da moda. Falamos, obviamente, dos Converse All-Star, os tênis de pano criados por Chuck Taylor. São um acessório intemporal, utilizado em todo o mundo, em formatos informais ou cerimónias formais, de várias cores e até com inúmeras variações.
O que nem todo o mundo sabe é que o modelo foi criado pelo antigo jogador de basquete, Chuck Taylor, com o objetivo de ser o calçado mais confortável de sempre para praticar esse esporte. Essa linha transcende gerações, galgou os limites do esporte e continua a ser extremamente popular entre homens e mulheres, jovens e adultos, novos e velhos.
A estilista Stella McCartney, um dos maiores nomes da história da alta costura, estabeleceu todo um novo nível de parceria com a mode masculina esportiva quando, no ano de 2000, iniciou uma colaboração comercial com a Adidas. Rapidamente as suas peças ganharam fama e aceitação e a Adidas deixou de ser uma simples marca esportiva e passou a desfilar nas passarelas internacionais.
Além disso, ela foi a responsável por vestir a equipa britânica que foi aos Jogos Olímpicos em 2012, mostrando que a moda esportiva não tem que ser apenas confortável, mas pode ser também estética. Em 2016, o comité olímpico britânico reconheceu isso mesmo e voltou a convida-la para vestir a sua equipe nos Jogos Olímpicos do Brasil.
Como falámos acima, os esportistas mais famosos tornam-se autênticos modelos das massas e as crianças querem ser como eles e os adultos copiam-nos. Isso faz com que as camisetas que envergam nos times se tenham tornado acessórios de moda, não se limitando à quadra esportiva.
Além disso, quando um esportista famoso cria o seu próprio estilo, ele acaba por se convencionar e espalhar. Os jogadores de vários times e esportes criam tendências da moda, que muitas vezes são replicadas pelos seus adeptos e que, mais tarde, acabam por ser incorporadas pelas grandes marcas, que aproveitam assim para capitalizar essas opções estéticas. Nesse caso, é literalmente o esporte a influenciar a moda e não o oposto.
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