O fim de semana está chegando e nada melhor do que um bom churrasquinho para reunir os amigos, não?
E para você que ainda tem receio na hora de ser o “churrasqueiro da vez”, aqui estão algumas dicas para um churrasco perfeito.
Sempre acontece de faltar ou sobrar carne. O ideal é sempre sobrar um pouquinho ou realmente acabar toda a carne, mas com todos os convidados satisfeitos. Mas para não acontecer de sobrar muita carne ou faltar, você precisa saber se a maioria dos convidados são homens, mulheres ou crianças.
Adultos:
Certos adultos comem pouco, enquanto outros podem consumir até 1 kg de carne. Para não errar, calcule uma média de 500g por adulto. Desse total, 150g podem ser de linguiça, 50g de frango e o restante de carne vermelha: picanha, maminha, alcatra ou outras de sua preferência.
Crianças:
Até os 7 anos, elas costumam comer uma média de 150g. Entre 7 e 10 anos, consomem 250g. A partir dos 10 anos de idade, conte como se fosse um adulto.
Lembre-se que o fogo da churrasqueira deve ser aceso 30 minutos antes de você começar o churrasco. Coloque a carne somente quando o carvão estiver em ponto de brasa.
A carne deve ser temperada da seguinte forma:
Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa totalmente dura e seca.
Para quem gosta de um tempero mais forte, o chimichurri pode ser uma ótima opção:
O chimichurri é um molho à base de cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, mostarda, louro e pimentão. Você pode encontrar o tempero já pronto para comprar na maioria dos mercados.
Com o fogo já aceso, a carne temperada, é só colocar as carnes no espeto e/ou na grelha.
Mantenha a gordura. Apesar de muitos não gostarem da gordura, lembre-se que é importante mantê-la durante o churrasco, de preferência virada para cima para que ela derreta penetrando na carne e deixando-a macia.
Cuide das carnes e lembre-se de virá-las sempre. É fácil ficar distraído durante o churrasco e esquecer as carnes na churrasqueira. Tente ficar atento. Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura/outro lado da carne para o fogo.
Não fure a carne ao virá-la. Qualquer incisão e os sucos da carne escorrem ainda mais e a carne tende a ficar mais seca e dura. Use um pegador e não o garfo.
E, por fim, quando todas as carnes estiverem ao ponto desejado, é só servir da forma que você ou os convidados preferirem. O que não falha é cortar as carnes vermelhas em tiras finas, a linguiça em rodelas e o frango em pedaços inteiros.
O Natal está chegando e para muitos é uma data especial (porque é feriado, muita…
Faltam alguns dias para o natal e sempre surge a dúvida: "Que look usar na…
As peças listradas voltaram com tudo e são tendência em todas as estações. Quer se…
Se tem um item indispensável no guarda roupa de qualquer ser humano, é o bom…
Fazer um depósito de 5 euros num casino online pode parecer irrisório. No entanto, existem…
Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador... Mas o celular não…
Deixe seu comentário: