Categorias: barbasBelezadica

Aprenda a cuidar da pele que fica sob a barba

Faz um tempinho que os homens resolveram assumir de vez os pelos faciais e, isso, não é novidade para ninguém.

Como estamos tratando de rosto masculino, os cuidados devem ser diferentes, já que, rosto de homem significa mais oleosidade, mais produção de sebo, etc. Sem contar que a falta de cuidado com a barba ou o cuidado errado gera aumento e acúmulo de sujeiras, proliferação de bactérias e também o surgimento de fungos no local. FATO!

A pele da barba necessita de cuidados e cuidados decorrentes do cuidado da própria barba.

Pelos encravados (foliculite), pele vermelha, irritada, com caspa e casquinhas, coceira, irritação são problemas decorrentes da falta de cuidado, do não cuidado da barba, de problemas genéticos e da falta de higienização do local. Listraremos alguns cuidados (dos quais já falamos muitas vezes aqui) e que são fundamentais para se ter uma barba saudável e bonita bem como manter a pele que fica sob a barba saudável.

Mais uma vez: use produtos específicos para a barba

Quem quer ter barba tem que entender que tem de cuidar dela também. Não é só deixar crescer a Deus dará. E isso exige $$$$$. Você terá de investir em produtos específicos para pelos do rosto.

Tem gente que cuida muito mal da barba e não é bem assim. Começam aí os erros, usar xampu de cabelo pode ressecar o local e retirar toda a oleosidade. É nessa hora que surgem coceiras, vermelhidões e ressecamentos.

Há inúmeros tipos de xampu de cabelo no mercado, ao contrário dos xampus de barba que tendem a deixar os pelos mais oleosos SEMPRE!!!! Para manter o brilho e os fios saudáveis, já que eles perdem naturalmente isso à medida que crescem.

Além disso, os xampus corretos ajudam a limpar a pele, desobstruindo poros, fazendo com que os cravos não apareçam e diminuindo os pelos encravados. Sem contar a estimulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento mais saudável dos fios.

Ah, não se esqueça de ter uma rotina com uso de xampu e condicionador durante a limpeza da barba. E, diga-se de passagem, produtos específicos para a barba. Always

Não lave o rosto no chuveiro

Todo dermatologista que se preze. Fala e insiste: NÃO LAVE O ROSTO NO CHUVEIRO. Porque a água do chuveiro é quente ou pelando. Você deve lavar a pele do rosto com água fria, isso evita o envelhecimento.
Para a barba utilizamos a mesma premissa. A água quente retira toda a camada de gordura que protege a pele, ou seja, a barreira protetora vai embora com o banho, deixando a pele desidratada.

O tecido da pele fica com aspecto de rachado, surgindo aí o aspecto vermelho, a coceira e descamação.

Esfoliação da barba

Já incluímos na nossa rotina de cuidados a esfoliação semanal ou duas vezes por semana, pelo menos. Mas esfoliar a barba soava bem estranho para mim viu. Até que sempre ler e estudar sobre o assunto vi muitos médicos tricologistas falando e indicando que a barba também seja esfoliada duas vezes na semana.

As partículas esfoliantes com sua abrasão, limpam profundamente a pele, retirando células mortas e estimulam a produção de novas célula, evitando que os pelos encravem, inflamem pela penetração de bactérias (foliculite).

Além disso, a esfoliação libera o crescimento dos pelos e impedem a formação de cravos e espinhas.

Hidratação diária

Repare que tudo a gente faz na pele para higienizá-la retira toda a oleosidade natural e isso pode levar ao ressecamento ou ao efeito rebote (produção de mais óleo e sebo por conta da retirada excessiva da produção natural), por isso é fundamental hidratar a pele pós-cuidados diários de limpeza com óleo ou balm para barba. Além de hidratarem os fios, eles deixaram a pele também mais hidratada.

Lembrando que essa hidratação deve ser diária para evitar as famosas escamações e o surgimento de caspa.

Para finalizar: use o pente

O pente ao alinhar os fios da barba também retira impurezas contidas nos fios e que obstruem os poros, causando espinhas, cravos, coceira e irritação.

O pente também ajuda a trazer oleosidade natural para as pontas dos fios, deixando a barba naturalmente mais hidratada. O ideal é usar pente de madeira, material que não produz a eletricidade estática que deixa os fios rebeldes e difíceis de ajeitar.

Bom, nada de ouvir mais reclamação de que a pele da barba está escamando, vermelha ou que há espinha, cravo ou pelo encravado. As medidas listadas já irão te ajudar com toda a certeza. E se o problema persistir busque um médico tricologista.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Usando Camiseta Preta

A camiseta preta é um clássico do guarda-roupa masculino... É a peça referência quando se…

% dias atrás

Como escolher o protetor solar de acordo com o FPS

Pesquisas realizadas indicam que o brasileiro não tem a cultura do uso de protetor solar,…

% dias atrás

Tendências masculinas de 2023 que continuam em 2024

O ano de 2023 assim como qualquer ano foi permeado por muitas tendências. Umas vão,…

% dias atrás

A importância do dress code na era digital

O conceito de dress code tem sido um componente essencial da etiqueta social e profissional…

% dias atrás

Armário Cápsula: As Vantagens e Como Montar o Seu

Você já pensou em ter um armário cápsula na sua casa? Entenda melhor sobre esse…

% dias atrás

Antigamente os homens usavam vestido, salto alto e cor-de-rosa!

Muito se discute sobre estereótipos de gênero e a moda é uma dessas vítimas na…

% dias atrás