O que significa a sigla LGBTQIA+

Por trás de cada letra da sigla LGBTQIA+ existe uma história representada.

L = LÉSBICAS

O “L” vem de LÉSBICAS. Mulheres, cis ou trans, que sentem atração afetiva e/ou sexual por outras mulheres, também cis ou trans.

G = GAYS

A segunda letra se refere aos GAYS, sejam cis ou trans, que sentem atração afetiva e/ ou sexual por outros homens, da mesma forma cis ou trans.

B = BISSEXUAIS

São pessoas, cis ou trans, que sentem atração afetiva, sexual ou emocional por mais de um gênero, como uma identidade fluida. Isso é, uma pessoa que pode gostar de homens e mulheres, por exemplo.

T = TRANSGÊNEROS e  TRAVESTIS

A quarta letra da sigla, o “T”, se refere aos TRANSGÊNEROS (Trans) e TRAVESTIS.

Q = QUEER

“QUEER” significa “estranho”. Embora seja uma expressão muito utilizada para ofender, ao contrário do que muitos poderiam esperar, o grupo aderiu ao termo para encaixar todos que não estão dentro da heterocisnormatividade.

I = INTERSEXUAIS

“Intersexual” é um termo para descrever pessoas que nascem com diferentes tipos de variações biológicas em suas características sexuais, que não se encaixam nas definições padrões do que é feminino ou masculino.

A = ASSEXUAIS

O “A” da sigla se refere aos “Assexuais”. Para quem não sabe, a assexualidade é uma orientação como hétero, homo ou bi. A diferença é que não há uma atração sexual, apenas afetiva.

+ (MAIS)

Por último, o “+” é o termo coringa que engloba todas as letras da sigla completa LGBTT2QQIAAP.

LGBTT2QQIAAP

A sigla completa se refere a lésbicasgaysbissexuaistransgênerostransexuaisSpirits, queer, questionado, intersexuais, assexuais, aliados, pansexuais.

Agora você já sabe quais são os significados das siglas!