Muitos fabricantes de roupas usam o tecido de poliéster porque é barato, durável e versátil.
A maioria dos tecidos de poliéster são laváveis à máquina e não amassam muito, tornando-os fáceis de usá-los em nossos mundos agitados. As peças em poliéster também mantêm suas formas e não encolhem, por isso duram muito tempo.
O poliéster tem vários prós e contras, e é por isso que muitos designers e fabricantes de roupas o escolhem (ou não).
Comparado com tecidos naturais como algodão ou lã, o poliéster tende a ser mais acessível. É fácil ver as diferenças de preço ao comparar uma camisa de poliéster no atacado com uma camisa semelhante feita de linho ou algodão.
Quem usa uma roupa de poliéster percebe que o tecido não é respirável. Embora isso possa se beneficiar quando as temperaturas caem, o material pode ser desconfortável nos dias mais quentes.
Os polímeros no tecido criam uma trama forte e durável que mantém a forma e não requer muita manutenção. Você pode lavar e secar tecidos de poliéster e não se preocupar com eles (se vão encolher ou esticar).
Como o poliéster possui polímeros à base de petróleo, é inflamável e pode pegar fogo mais rapidamente do que outras fibras naturais. O tecido pode derreter e fundir-se à pele humana, exigindo urgência médica.
Os tecidos naturais podem ficar descoloridos com a luz do sol, mas o poliéster é resistente aos raios UV, para que as cores não desbotem. Como é fácil colocar estampas coloridas em tecido de poliéster, muitos designers o escolhem para suas coleções de verão ao ar livre, principalmente para roupas de banho.
Ao contrário dos tecidos naturais feitos de plantas, o poliéster não é sustentável. Os polímeros vêm do petróleo e a indústria da moda depende de bilhões de barris de petróleo anualmente. O poliéster não é biodegradável, por isso muitos itens de vestuário de poliéster de moda rápida acabam em aterros sanitários. Aprender a reutilizar roupas de poliéster pode reduzir seu impacto negativo no meio ambiente.
Como o poliéster é um tecido manufaturado, pode ser combinado com outras fibras artificiais. O poliéster tem um pouco de elasticidade, e é por isso que mantém sua forma tão bem. Muitos fabricantes de moda adicionam elastano para fazer roupas elásticas, como roupas de ginástica e roupas de banho.
O poliéster não respira, por isso retém fragrâncias e odores. Você achará difícil removê-lo se borrifar perfume ou colônia nele. Os odores corporais permanecem, então aplique seu desodorante e torça para não suar. Quem usa poliéster também terá dificuldade para remover manchas, especialmente de óleo e graxa.
Agora você já conhece um pouco mais das vantagens e desvantagens do uso do Poliéster nas roupas.
O Natal está chegando e para muitos é uma data especial (porque é feriado, muita…
Faltam alguns dias para o natal e sempre surge a dúvida: "Que look usar na…
As peças listradas voltaram com tudo e são tendência em todas as estações. Quer se…
Se tem um item indispensável no guarda roupa de qualquer ser humano, é o bom…
Fazer um depósito de 5 euros num casino online pode parecer irrisório. No entanto, existem…
Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador... Mas o celular não…
Deixe seu comentário: