Para entrar no museu, você deve pagar uma tarifa de dezoito (18) euros [incluso tour + degustação], ganha uma pulseira verde com três pins (dois verdes = de cerveja e outro branco de consumo consciente). O museu é considerado um tour multi midiático, envolve a visão, audição, interação, olfato e paladar.
Heineken é uma das cervejas mais conhecidas no mundo, de origem holandesa, a marca foi fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, na compra do De Hooiberg (o palheiro = uma antiga cervejaria), nascida em Amsterdã, criou-se um processo com uma levedura “A ” que é considerado especial, produzindo assim uma nova cerveja. Em seguida começa a venda e expansão da cerveja para as capitais européias mais próximas, como Paris e Berlim e hoje podemos tomar uma Heineken no mundo inteiro.
A preocupação principal de Adriaan era ênfase da alta qualidade superior, levando o processo de produção da cerveja por onde iria vender… Sendo assim seu filho Henry Pierre Heineken, após a aposentadoria do pai, ampliou as vendas para Heineken no Estados Unidos, três dias após o fim da lei seca. Alfred Henry Heineken, Freedie como é chamado na Holanda, neto de Gerard (cara de poderoso chefão), consolidou a Heineken como marca e os símbolos que são reconhecidos atualmente na diferenciação a outras marcas: como a estrela vermelha, a cor de fundo verde, o nome da Heineken e os “E” sorridentes.
Foram três gerações de trabalho para a marca se consagrar com uma cerveja pilsen de alta qualidade, hoje em dia a marca é liderada pela filha de Freedie, Charlene de Carvalho-Heineken reforça os valores da marca desde fundação:
… Olha eu fazendo parte do processo …
Como já devem saber, mas reforçando: o processo de fazer a cerveja é feita com quatro elementos naturais: Água, Cevada, Lúpulos e Levedura. Nesse momento do tour, passamos pelas caldeiras de produção da cerveja “Pilsen Lager”, em quatro passos:
1. Mostura (água + cerveja maltada [malte]= mosto;
2. Fermentação (aquecendo o amido de malte = açúcar fermentável + mosto);
3. Filtragem (filtra o mosto = mosto concentrado);
4. Cozinheira (adiciona lúpulo mosto) e depois tudo vai para o tanque de fermentação e daí adiciona a cevada “A” transformando o açúcar em álcool (em dióxido de carbono), filtrado de novo com um processo de 3 semanas.
Podemos experimentar o “mosto”, que achei horrível por sinal … a diante no museu, nos deparamos com três estrelas: “Mike”, “Gerard” e “Jean François” três lindos cavalos que fazem parte da linhagem histórica da marca e são utilizados em eventos especiais, seguindo a tradição que os cavalos que carregavam as cervejas na época de fundação…
Passamos pelo engarrafamento, que tem uma experiência 3D, cerca de trinta (30) pessoas entram numa sala e saem sorridentes e experts no processo…
A marca ainda tem um selo de qualidade com algumas provas feitas pelos bartenders, podemos verificar isso na primeira degustação, onde é visto a coloração (dourada) sob luz, a espuma que pelo padrão Heineken deve ficar nos braços da estrela vermelha nos copos oficiais, claro o aroma mais puxado pro lúpulo e finalmente o sabor que para mim tem certo amargor agradável, um adocicado de cevada e o gosto de Heineken…
e …“Proost!” (o brinde dos holandeses)
Após conhecer todo o processo e história, o museu ainda tem diversas atrações multimídias, entre elas, você pode customizar camisetas, fotos e copos da Heineken, além de conhecer as dependências em três andares super bacanas.
… tirar foto na parede de led de garrafas Heineken …
… ou relaxar vendo seu comercial favorito …
Um adendo para os comerciais da marca:
Tem uma ala só destinada à experiência UEFA e times patrocinados, com um telão onde simula a conquista da taça, os times que fizeram história na competição, ações da Heineken pelos campos e tudo mais… Bem bacana…
… jogar uma partida da UEFA nos consoles de PS3 …
… descansar experimentando o banco oficial da UEFA patrocinada pela Heineken …
(esse comercial foi gravado em parte com brasileiros e no Brasil)
Tem muita informação bacana!
E na ala dos rótulos da marca, lembramos que a Heineken teve um concurso no ano passado (2012/2013), e acreditem um brasileiro ganhou… tivemos a oportunidade de falar com o sortudo Fernando de Grosi, sobre a experiência lá no Rock in Rio:
# Fernando de Grosi foi o designer brasileiro vencedor do concurso melhor rótulo: Heineken 140 anos #
MPH: Descreva o seu rótulo vencedor?
FERNANDO: A garrafa é um mix de história da própria marca, durante pesquisas, percebi que tiveram vários rótulos redondos e a estrela vermelha, sempre presente, tinha cinco pontas, cada ponta da estrela coloquei uma parte de cada rotulo de uma década especifica, diferenciando uma da outra, deixando no final de uma forma que se lê o nome “HEINEKEN” na junção desses rótulos.
MPH: Como você conheceu o concurso e como foi a sua inscrição?
FERNANDO: Fiz uma inscrição no ano passado (2011), fiquei com sete (7) rótulos finalistas, mas não ganhei… me inscrevi com a garrafa vencedora quando abriram a seleção em dezembro de 2012. O meu grande objetivo era estar com meu trabalho exposto na semana de Design de Milão, acabei ganhando visibilidade quando recebi a noticia que tinham quatro rótulos finalistas, sendo que eu inscrevi 15 rótulos.
MPH: O que ganhou com o concurso, além da exposição na semana de Design de Milão?
FERNANDO: O grande prêmio era o nome na garrafa, meu portfólio e o reconhecimento pelo trabalho. O escritório da Heineken global disse que o rotulo será comercializado em 2014.
No final da experiência no Museu Heineken, você se depara com um bar super estiloso, onde pode tomar suas duas cervejas médias ou uma Heineken Extra Cold grande … Eric ainda me ensinou de novo como tirar um chopp no padrão Heineken …
… Inclinando o copo a 45 graus …
… abre a torneira antes de colocar o copo inclinado …
… enche o copo até determinado momento e depois vira …
… espátula no final para deixar a espuma do tamanho ideal …
… e bebê-la, obvio! …
Após o Happy Hour e meio alegre cai na lojinha da marca onde tem diversos tipos de coisas para comprar e desejar… não me agüentei e comprei um gorro e uma capa de celular.
Curtiram a experiência? Eu recomendo para os fãs da marca, de cerveja e para os curiosos de plantão, os 18 euros pagos valeram muito e fiquei mais de duas horas andando pelo museu e interagindo com as divertidas salas e histórias…
… vista do terraço do Heineken Experience …
Fabio Allves
Endereço: Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam, Holanda
Ingressos: 16 euros na compra antecipada pelo site ou 18 euros na porta!
Chapelaria gratuita
Wifi gratuito
app de iPhone ou Android : caso precise de uma ajuda nas traduções, o app faz todo o circuito da parte histórica do museu.
Horário: segunda-feira a quinta-feira das 11:00–19:30
sexta-feira, sábado e domingo das 11:00–18:30 (horários especiais em alta temporada)
Telefone: +31 20 523 9222
#MPH VIAGEM = outros links
Paris: https://modaparahomens.com.br/2013/12/21/mph-viagem-centre-commercial-paris-franca/
Maragogi: https://modaparahomens.com.br/2013/11/03/mphviagem-maragogi-japaratinga-e-o-4o-festival-da-lagosta/
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