Nesse mês, durante as finais do X Games, eu tive a oportunidade de ir até Foz do Iguaçu para participar do lançamento e test drive do New Fiesta 2014 da Ford.
A versão anterior já tinha sido testada por aqui, lembra? Dessa vez os testes foram realizados em um percurso que partiu de Foz do Iguaçu e cruzou as fronteiras do Paraguai e Argentina, passando por dentro da famosa Usina Hidrelétrica de Itaipú. Sensacional, não?
A grande novidade desta nova geração é que ela é produzida no Brasil, em São Bernardo do Campo, e está disponível em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium (topo de linha). Além disso, traz duas avançadas opções de motores da família Sigma, o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina.
Desde a versão de entrada (1.5 S), o carro traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, airbag duplo frontal, alarme, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veículo, calotas, rádio CD Player com entrada USB e Bluetooth e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). A versão 1.5 SE agrega rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e um novo pacote de acabamento.
Já quem prefere o motor 1.6 16V poderá escolher entre duas versões (1.6 SE e Titanium). A 1.6 SE inclui controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas (HLA), ar-condicionado digital e o sistema multimídia SYNC. E o destaque do lançamento que fica para o modelo topo de linha, Titanium 1.6 16V, que vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para proteção dos joelhos do condutor), revestimento interno em couro, rodas de liga leve aro 16, piloto automático, pacote de acabamento Titanium, espelho retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva. Nas 2 versões pode ser adicionado o sistema de transmissão PowerShift (dupla embreagem com seis velocidades).
O motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina (flex), respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.
Na versão PowerShift (que geralmente têm consumo maior), o consumo conta com a classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET, fazendo 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada.
A carroceria conta com seis cores para todas as versões, com uma tecnologia global de pintura que garante ao mesmo tempo alto brilho, resistência e profundidade: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin. Minha preferida é a azul Califórnia:
O interior continua básico para as versões de entrada, ganhando um “charme” somente na versão Titanium (com bancos de couro e melhor revestimento).
Versão Titanium:
O compacto acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e chega à velocidade máxima de 190 km/h.
Ford New Fiesta S 1.5 16V • R$ 38.990
Ford New Fiesta SE 1.5 16V • R$ 42.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V • R$ 45.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V Powershift • R$ 48.990
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V • R$ 51.490
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V Powershift • R$ 54.990
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