Usando camuflado durante o verão

Camuflagem é coisa de animal né gente? A natureza está repleta de exemplos de animais que, para evitar a morte (no sentido literal), usam os mais variados métodos de se esconder no hábitat. O mais famoso é o camaleão, certo! Ele consegue mudar sua cor a todo o momento.

O homem, nem bobo nem nada, também observou que isso poderia ser um aliado nos campos de guerra. O camuflado, como o próprio nome diz, é uma estampa cujo objetivo era camuflar-se nos campos de batalha. Originalmente é uma estampa de origem militar, totalmente desenvolvida para ser usada por soldados nos campos de batalha, mas que aos poucos invadiu as ruas devido à influência das grandes guerras na vida das pessoas.

A camuflagem militar é uma estampa basicamente formada por manchas de cinza e preto para se esconder nas ruínas de uma cidade, marrom e cáqui para se esconder no deserto e cinza e branco para se esconder na neve. Mas o que pegou na moda e virou estampa nas ruas foi o clássico verde oliva, preto e marrom. Esse daí pode ser encontrado de baciada de tanto que tem.

Há variações de tons (mais claro ou mais escuro), de cores (uns tem mais, outro menos cores) e também de tamanho das manchas. De tempos em tempos, o militarismo vai e vem na moda, e agora ele já invadiu a cartela de cores. O que ficou mesmo foi apenas a padronagem de estampa. Tem camuflado de azul, vermelho ou até laranja, isto é, já era a função de se esconder.

Na real as variações militares não se resumem a uma estampa e já estão na moda há algumas temporadas. Aliás, já estão até meio batidas (na real já estão meio clichês fora daqui), mas como no Brasil ainda tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita gente usando, vamos ajudá-los a combiná-las, mesmo ela sendo uma estampa muito mais de inverno que de verão.

COM CORES NEUTRAS

Meu, isso é básico na moda. Está com dúvida, mete branco e preto que está tudo certo. Não vai errar nunca assim. No caso do camuflado o preto casa melhor. Principalmente se for o clássico com preto, marrom, bege e verde oliva.

COM JEANS

Embora jeans não seja uma cor e sim um tecido, ele também é “café com leite”. O jeans combina com tudo dentro do estilo esportivo. Com o camuflado, por que não?

Ele dá um super toque despojado no street style.

COM CORES QUE FORMAM A PRÓPRIA ESTAMPA

Como fiz você decorar, o camuflado tradicional possui 4 cores: preto, bege, verde oliva e marrom (memorizando mais uma vez!). Que tal pegar uma das 4 e jogar na parte oposta dentro do look? Note que muitas delas serão cores já citadas, como por exemplo, o preto nas cores neutras.

COM TONS TERROSOS

Os tons de terra que são formados pelas seguintes cores: bege, camelo, marrom, cáqui, cor de terra, areia, verde militar, amarelo, toques de vinho e uva e suas variedade de tonalidades.

Os tons terrosos são cores que se encaixam perfeitamente à estampa militar, mesmo porque são cores escuras.

COM CORES COMPLEMENTARES

Aqui já mora um perigo e há maior possibilidade de erro para quem não entende muito de moda. As cores complementares são cores opostas dentro do circulo cromático. Esse circulo é um círculo que possui 12 cores, sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Dentro dele há uma subdivisão em cores complementares e análogas. As cores complementares são opostas dentro do circulo. Logo podemos usar as cores complementares no look. Cuidado para não exagerar, nesse caso o recomendado é usar tais cores nos acessórios e não nas peças principais. Invista em bonés, cintos e tênis em cores como o vermelho e laranja (complementar ao verde) e azul (complementar ao marrom).

Pois é o camuflado é pegajoso, insistente e não vai embora mesmo. Já se passaram alguns verões e alguns invernos, ele continua persistindo na moda. No próximo verão pode apostar nele, pois ele continua aí.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás

Próstata: O órgão do prazer masculino

Sem preconceitos. Vamos quebrar os tabus, o homem pode sim sentir prazer na próstata e…

% dias atrás

Inspiração: Camisa Xadrez

Camisa xadrez é uma peça que caiu no gosto dos homens e se tornou atemporal…

% dias atrás