Usando camiseta de futebol como look

Volta e meia regressamos ao tema do uso de camisetas de times de futebol como dica de vestuário para o homem moderno. A camiseta esportiva deixou de ser um exclusivo da ida ao estádio para apoiar o time, ou no boteco para se encontrar com os amigos e ver o futebol pela televisão. Ela pode ser agora considerada um item de moda e o marketing dos grandes clubes internacionais não é alheio a essa tendência renovada.

Até porque o interesse pelo futebol é realmente grande e culturalmente simbólico. O futebol é diversão entre amigos e comunidades, cria uma solidariedade entre os torcedores (de times e de seleções nacionais), espalha-se para outros domínios como as apostas esportivas e os videogames (veja-se o sucesso dos jogos FIFA e Pro Evolution Soccer), se torna algo realmente presente na vida contemporânea.

Não é segredo que a Juventus, o grande clube italiano, quer posicionar sua marca como uma marca de luxo, “premium” e de alto padrão, e que vá além dos gramados de futebol. A transferência de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid para Turim, se inseriu nessa estratégia.

Confira então algumas dicas sobre como usar camiseta de futebol em um “look” de moda.

Uso informal

Não pode esquecer que a camiseta, embora aceita fora do terreno exclusivamente esportivo, continua sendo totalmente informal. Não é recomendável utilizá-la em seu local de trabalho, menos ainda em um ambiente formal; só mesmo em uma situação de exceção, como um dia temático em que todos os trabalhadores devessem trazer a camiseta de seu time. Um encontro em família ou um churrasco com amigos são ocasiões indicadas para utilizar esse adereço.

Atenção aos patrocínios

Aqui, tudo vai depender da camiseta que você escolher, independente de seu clube. Atualmente, as camisetas mudam com regularidade por conta de novos acordos de patrocínio (algo que, para os torcedores mais antigos e mais puristas, ainda é um anátema). Tente usar uma camiseta com as marcas menos visíveis possível. Não por elas mesmas, mas pelo efeito visual que pode virar excessivo e criar um “grito” visual e estético que você pode não conseguir “silenciar” com o resto do “look”. O resultado final pode simplesmente ser demasiado brega. O ideal é uma camiseta purista, sem patrocínio – como os mais antigos gostam.

“Casual chic”

Uma camiseta simples em um ambiente informal e você já está adivinhando que estamos caminhando para um “casual chic”. O tênis ou o sapatênis serão as melhores opções para acompanhar uma camiseta esportiva; o sapato formal não teria qualquer sentido aqui. A calça não deve ficar demasiado longe da camisa em termos de cor, servindo como acompanhamento do elemento principal de seu look, e não como um elemento de oposição cromática. Um bom relógio e uns óculos de sol ajudarão a levar o “casual” para o “chic”, dando aquele toque de sofisticação informal. Se quiser usar boné para se proteger do sol (algo que a moda moderna vem descurando um pouco), não se esqueça da regra: prioridade à camiseta, pelo que o boné deve ser da mesma cor ou de uma cor neutra, e sem grandes decorações, para não retirar o protagonismo de seu time do coração.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Guia Completo para Iniciantes: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar a Acompanhar seu Esporte Favorito

Explore todos os conhecimentos necessários para começar a sua jornada como apreciador da sua modalidade…

% dias atrás

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás